Cientistas comportamentais divulgaram evidências de que estudos de Francesca Gino foram fraudados

Uma professora de Harvard que estuda assuntos de comportamento e psicologia, como a honestidade, foi denunciada por fraude. De acordo com o jornal britânico "The Guardian", o periódico acadêmico "Chronicle of Higher Education" informou, este mês, que havia indícios de que estudos de Francesca Gino publicados em 2012 foram falsificados.

O trabalho em questão envolve um experimento que solicitou aos participantes que preenchessem formulários de impostos e seguros. O estudo afirmava ter descoberto que as pessoas solicitadas a assinar as declarações de veracidade no topo da página eram mais honestas que aqueles que assinaram na parte inferior.

Coautor do estudo, o professor Max Bazerman disse que a universidade forneceu um documento de 14 páginas que incluía "evidências convincentes" de falsificação, incluindo a descoberta de que alguém acessou o banco de dados para adicionar e alterar informações do arquivo.

Ao todo, "dezenas" de artigos estão sendo tratados como suspeitos de fraude, em um período de mais de uma década, incluindo trabalhos publicados em 2020. As "preocupações" foram compartilhadas com a Escola de Negócios de Harvard em 2021.

— Escrevemos um relatório sobre quatro estudos para os quais acumulamos evidências mais fortes de fraude. Acreditamos que muitos outros artigos escritos por Gino contenham dados falsos. Talvez dezenas — disseram os autores da denúncia.


Fonte: O GLOBO