Empresa Linha Uni afirmou que medida é preventiva e necessária devido à "frágil geologia do local". Obras são da Linha 6 Laranja, que irá do bairro da Liberdade até a Brasilândia

Porto Velho, RO - 
A passagem do "tatuzão", máquina de abertura de túneis para o metrô de São Paulo, rebaixou o solo na Avenida Miguel Conejo, no bairro da Freguesia do Ó, zona Norte do município. A avenida teve o trecho interditado neste sábado, segundo informou o site G1. A Linha Uni, responsável pelas obras, informou que a interdição foi preventiva em decorrência da escavação com a tuneladora. "A ação é necessária em função da frágil geologia do local', afirmou a empresa, em nota.

"Trata-se de uma ação normal, parte das medidas de controle que a equipe técnica da obra desenvolve ao longo de todo o traçado da Linha 6 - Laranja", disse a empresa. A Linha Uni afirmou que a situação está sob controle e uma equipe técnica esteve no local. A previsão é que escavações sejam retomadas na próxima semana.

O tatuzão está em operação nas obras da Linha 6-Laranja do metrô, que terá 15,3 quilômetros de extensão, 15 estações e reduzirá a 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de 1h30m, de acordo com a Linha Uni. A previsão é que transporte 633 mil passageiros por dia.

As obras começaram em abril de 2015 e a previsão era que ficassem prontas em 2021. Mudanças na formação do consórcio responsável levaram a adiamentos. Agora, a obra é tocada pela espanhola Acciona e o prazo de término é 2025. O site da Linha Uni afirma que 51,11 % das obras estão concluídas.

A SPTrans informou que oito linhas de ônibus terão seu trajeto desviado devido à interdição da Avenida Miguel Conejo

8548-10 Parada de Taipas - Term. Lapa

8549-10 Taipas - Pça do Correio

9012-10 Itaberaba - Term. Lapa

9181-10 Vl. Terezinha - Lapa

938P-10 Jd. Tereza - Metrô Barra Funda

9717-10 Jd. Almanara - Metrô Santana

975A-10 Vl. Brasilândia - Metrô Ana Rosa

9785-10 Vl. Terezinha - Metrô Barra Funda


Fonte: O GLOBO