Com vitória, brasileira também garantiu vaga no top-10 do ranking da WTA

Em um jogo apertado, Bia Haddad fez história em Paris, nesta quarta-feira. Após mais de duas horas de partida, a tenista de 27 anos venceu sua rival Ons Jabeur, na quadra Philippe-Chatrier, por 2 sets a 1 (parciais 3/6, 7/6 e 6/1) e avançou de forma inédita na carreira a uma semifinal de Grand Slam. Ela também é a primeira brasileira a atingir essa rodada neste tipo de torneio desde 1968, quando Maria Esther Bueno ficou entre as quatro melhores do US Open.

Além da vaga na semifinal, a vitória deu a brasileira uma entrada no top 10 do ranking da WTA pela primeira vez. Bia Haddad, que está na 14ª posição no ranking, já havia garantido o 13º após o Roland Garros, mas agora estará entre as 10 melhores do mundo.

Bia Haddad quebrou mais uma marca com a vitória de hoje. Pela primeira vez, a brasileira venceu a tenista tunisiana Jabeur, sétima colocada no ranking da WTA. Elas tinham se enfrentando em outras duas oportunidades, com dois triunfos por 2 sets a zero. A primeira brasileira na era aberta a chegar à uma semifinal reconnheceu a dificuldade ao fim da partida.

— Não foi fácil jogar contra ela. Tem que ser paciente. Não é fácil manter o ritmo em quase três horas de jogo. Mas sinto que meu corpo está forte — comemorou Bia Haddad.

Bia ainda espera por sua rival na semifinal da competição. A brasileira vai encarar a vencedora do duelo entre a polonesa Iga Swiatek, número 1 do mundo, e a americana Coco Gauff, sexta no ranking, que também acontece nesta quarta-feira.

O Jogo

Embora o terceiro set tenha sido por uma larga vantagem, a tenista tunisiana não aliviou para Bia Haddad. No primeiro momento, Jabeur quebrou o saque da brasileira em duas oportunidades e conseguiu fechar o primeiro set em 6-3.

Na sequência, o set mais equilibrado. Nenhuma das duas tenistas conseguiram quebrar o saque da rival e a partida ficou empatada até chegar o tie-break. No desempate, Bia Haddad foi superior a Jabeur e conseguiu fechar em 7-5, levando a partida para o terceiro e decisivo set.

Após a derrota no tie-break, Jabeur pareceu ter sentido o golpe e Bia Haddad aproveitou a oportunidade para quebrar dois saques de sua rival e abrir 3-0. A tunisiana chegou a conseguir uma quebra na sequência, mas nada que abalasse a brasileira, que fez os três games seguidos, fechou em 6-1 e, mais uma vez, fez história.


Fonte: O GLOBO