Gravações foram feitas em 2021 por motocicleta da Ronda Ostensiva Municipal; motorista perseguido estava empinando moto antes da ação

Um vídeo que mostra uma perseguição de motocicletas pelas ruas de uma cidade brasileira viralizou nas redes sociais nos últimos dias. Filmado em outubro de 2021, em Osasco, por uma câmera acoplada a uma motocicleta da Ronda Ostensiva Municipal, o vídeo foi originalmente publicado nas redes sociais no dia 6 daquele mês pelo guarda civil Marcos Teixeira e ressurgiu no TikTok e no Twitter na última semana, quase dois anos depois.

Uma das postagens recentes acumula mais de 8 milhões de visualizações no Twitter, com comentários se referindo ao episódio como "cinematográfico". Veja abaixo a publicação:

A versão original do vídeo dura cerca de 20 minutos e mostra o início da perseguição, bem como o que aconteceu após as motos da guarda municipal alcançarem os fugitivos. Por meio de nota, a Prefeitura de Osasco confirmou a veracidade das gravações e deu detalhes sobre o caso.

De acordo com o município, o piloto estava "fazendo manobras de risco, como empinando a moto e circulando em alta velocidade", quando foi abordado pela Guarda Municipal — que pediu para que ele parasse. Ele não atendeu à ordem, dando início à perseguição registrada na gravação, que começou em Osasco e terminou em Carapicuíba.

Na gravação, o motorista do veículo, que estava com a carteira de habilitação em dia, diz que a jovem na garupa da moto é sua namorada. Ainda segundo o vídeo, os dois foram revistados e nada de ilícito foi encontrado com o casal.

Em nota, a Prefeitura de Osasco disse que a moto foi apreendido por "promover na via exibição e demonstração de perícia em manobra em veículo sem permissão", seguindo o artigo 174 do Código Brasileiro de Trânsito. As identidades do motorista e da garupa não foram reveladas.


Fonte: O GLOBO