Divisão de acesso do surfe mundial começa nesta sexta-feira em Snapper Rocks, na Gold Coast da Austrália

Encerrada a perna australiana do Championship Tour, a elite do surfe mundial, chegou agora a vez do Challenger Series, a divisão de acesso do circuito. A partir desta sexta-feira (manhã de sábado na Austrália) será disputado o Gold Coast Pro, primeira de seis etapas do Challenger, que classifica dez homens e cinco mulheres para a primeira divisão do ano que vem. 

O campeonato será realizado nas direitas de Snapper Rocks, na Gold Coast australiana, palco por anos de uma etapa do CT.

O Challenger Series é disputado por surfistas que saíram do CT no corte do meio do ano, realizado após a etapa de Margaret River encerrada no fim de abril, e por atletas que se classificaram através dos rankings regionais do Qualifying Series, uma espécie de terceira divisão mundial.


Muitos brasileiros estão na disputa, entre nomes experientes que buscam retornar ao CT, como Alejo Muniz, Ian Gouveia e Silvana Lima, alguns eliminados no meio do ano, como Samuel Pupo e Michael Rodrigues, e surfistas da nova geração que chegam carregados de expectativa.

O GLOBO aponta alguns nomes que podem fazer bonito nos próximos anos no surfe mundial:

Mateus Herdy



Aos 22 anos, o catarinense é tido há algumas temporadas como grande promessa nacional. Campeão mundial júnior em 2018, já fez semifinal de etapa do CT no México, em 2021, quando competiu como convidado. Forte especialmente nas manobras aéreas, é da mesma geração dos grandes amigos João Chianca e Samuel Pupo.

Léo Casal



Também de Santa Catarina, Léo Casal é dono de um surfe forte. Aos 18 anos, conseguiu a classificação para o Challenger com uma semifinal no QS de Fernando de Noronha, disputado em ondas grandes. Seu surfe cresce junto com a força do mar.

Ryan Kainalo



Natural de Ubatuba, Kainalo tem apenas 17 anos e lidera o ranking sul-americano júnior. Aos poucos começa a aparecer em etapas do Qualifying Series, e já conseguiu classificação para o Challenger graças, especialmente, a bons resultados em eventos em Saquarema e Florianópolis. Competitivo, tem boas manobras de bordas e aéreos.

Edgard Groggia



Ficou em 21º no ranking do Challenger no ano passado. Com 26 anos, já é um atleta mais experiente, com um surfe forte, mas que também se destaca nos aéreos e em ondas menores.

Luana Silva



Nascida no Havaí filha de pais brasileiros, Luana Silva, de 19 anos, passou a competir pela bandeira verde-amarela no fim da temporada passada. Ela disputou o CT de 2022 e, apesar de boas exibições, acabou caindo no corte do meio do ano.

Calendário do Challenger Series


Depois da etapa da Gold Coast, o circuito terá ainda outros cinco eventos. Cada surfista conta seus quatro melhores resultados no ranking. Os dez primeiros no masculino e cinco primeiras no feminino se classificam para o WSL Championship Tour de 2024.

1: Gold Coast (AUS) - 6 a 13 de maio


2: Sydney (AUS) - 17 a 24 de maio


3: Ballito (AFS) - 2 a 9 de julho


4: Huntington Beach (EUA) - 29 de julho a 6 de agosto


5: Ericeira (POR) - 1 a 8 de outubro


6: Saquarema (BRA) - 14 a 21 de outuubro


Fonte: O GLOBO