Os dois homens foram presos temporariamente e podem responder por homicídio qualificado e associação criminosa

A Polícia Federal, em conjunto com a Polícia Militar do Amapá, deflagrou neste domingo, 21, no Oiapoque, a Operação Fraternité com o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão, bem como de prisão temporária contra dois brasileiros suspeitos de participarem do assassinato do policial francês Arnaud Blanc, no fim de março.

A investigação aponta que Blanc foi baleado quando participava de uma operação em busca de um grupo de brasileiros criminosos, provavelmente envolvidos em assaltos à mão armada contra locais de mineração de ouro.

A patrulha era composta por três gendarmes do GIGN em Guiana Francesa (Grupo de Intervenção da Gendarmaria Nacional), incluindo Arnaud BLANC (sergentchef), que havia sido levado para a floresta três dias antes. Arnoud Blanc foi morto durante a Operação.

Os fatos foram noticiados pela Interpol, através do instrumento nomeado Difusão Vermelha (Red Notice), onde procurados são registrados para que autoridades de cada país viabilizem capturas de fugitivos internacionais.

Segundo a Polícia Federal, os dois suspeitos faziam uma espécie de segurança no garimpo no qual o policial francês foi morto. Ambos estavam hospedados em um hotel no Oiapoque quando foram presos.

A prisão temporária tem um prazo de 60 dias podendo ser prorrogada por mais 30 dependendo do andamento da investigação. Os homens poderão responder por homicídio qualificado e associação criminosa. Caso condenados, poderão cumprir pena de até 33 anos de prisão.


Fonte: O GLOBO