Câmeras de segurança flagraram o momento em que os pertences são levados; invasão aconteceu por volta das 2h da manhã

Câmeras de segurança da Igreja Nossa Senhora d'Ajuda, localizada no Centro Histórico de Salvador, na Bahia, flagraram o momento em que uma mulher invade o templo religioso e rouba diversos itens, incluindo as hóstias. Imagens divulgadas pelo jornal Correio mostram detalhes da ação, que durou cerca de 20 minutos e foi realizada na madrugada deste domingo.

Por volta das 2h, ela arromba o local e entra na igreja, carregando um bolsa nos ombros. Em seguida, acende duas velas, abre o sacrário — espécie de cofre localizado no altar, onde as hóstias consagradas são guardadas — e as retira. Para os católicos, uma hóstia consagrada é a representação do corpo de Cristo e faz parte do sacramento religioso da Eucaristia.

Entre os itens levados também estão duas âmbulas, um tipo de cálice no qual se colocam as hóstias a serem consagradas. Quatro castiçais grandes e dois pequenos, três vasos grandes e outros três pequenos, um vaso tulipa e 30 camisas do Senhor Bom dos Passos também integram a lista. Por fim, a mulher também pegou R$ 150 do centro religioso.

O caso foi registrado na 1ª Delegacia Territorial e um Exame Pericial de Danos Materiais foi solicitado. Primeira igreja construída dentro dos muros da cidade de Salvador, em 1912, o templo fica próximo à entrada do Pelourinho e guarda relíquias valiosas, como a imagem de Nossa Senhora d'Ajuda, que fica no altar. Acredita-se que a santa tenha sido trazida de Portugal, em 1549.


Fonte: O GLOBO