Expectativa é que os países do G7 anunciem novas sanções contra Rússia, em defesa da Ucrânia em um documento final

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca nesta quarta-feira para o Japão, onde participará como convidado da reunião do G7, grupo formado por Estados Unidos, Japão, Itália, França, Alemanha, Reino Unido e Canadá.

Com escalas no México e no Alasca, Lula chegará a Hiroshima na manhã de sexta-feira. Esta é a sexta reunião do G7 da qual Lula vai participar. Assim, ele retomará uma agenda que acabou em 2009. Além do Brasil, estarão representados no evento Índia, Austrália, Indonésia, Coreia do Sul, Vietnã, Ilhas Cook e Comores.

A expectativa é que os países do G7 anunciem novas sanções contra Rússia, em defesa da Ucrânia em um documento final. Mas uma outra declaração, que está sendo negociada com as nações convidadas, preocupa Lula.

O documento vai abordar a guerra entre Rússia e Ucrânia e seu impacto na segurança alimentar. Com apoio de Índia e Indonésia, o Brasil quer evitar que a declaração se transforme em uma afronta direta aos russos.

Lula terá três reuniões bilaterais na manhã de sábado: com os primeiros ministros do Japão (Fumio Kishida), da Índia (Narendra Modi) e o presidente da Indonésia (Joko Widodo). Segundo um interlocutor do governo brasileiros, outros pedidos de reunião estão sendo analisados, mas tudo vai depender da compatibilidade das agendas.

Ainda no sábado, Lula participará de dois eventos com os líderes do G7 e os convidados. O primeiro será um debate sobre alimentação, saúde, desenvolvimento e gênero. Em seguida, serão discutidas questões sobre sobre clima, energia e meio ambiente.

No dia 21, o tema será a necessidade de um mundo próspero, estável e pacífico. Depois da reunião, todos irão visitar um memorial às vítimas da bomba atômica.


Fonte: O GLOBO