O desenvolvimento de um satélite de reconhecimento militar é um dos principais projetos de defesa propostos pelo líder da Coreia do Norte em 2021

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, inspecionou o primeiro satélite espião de seu país e aprovou um "um plano de ação futura" para o uso do mesmo, informou a imprensa estatal nesta quarta-feira. Kim se reuniu na véspera com o Comitê Preparatório Não Permanente de Lançamento de Satélites, antes de vistoriá-lo, reportou a agência oficial KCNA.

No mês passado, Kim informou que a construção do satélite havia sido concluída e autorizou o lançamento do mesmo.

Nesta terça-feira, "após se informar detalhadamente sobre o trabalho do comitê, Kim inspecionou o satélite de reconhecimento militar nº 1, que está pronto para ser usado, após ser submetido a uma revisão final e prova de ambiente espacial", informou a KCNA. Posteriormente, o líder norte-coreano "aprovou o plano de ação futura do comitê preparatório".

— Como os satélites de reconhecimento norte-coreanos são um fator importante em um possível ataque nuclear preventivo, eles representam uma ameaça significativa para o Sul — ressaltou em abril à AFP Yang Moon-jim, presidente da Universidade de Estudos Norte-Coreanos, em Seul, na Coreia do Sul.

O desenvolvimento de um satélite de reconhecimento militar é um dos principais projetos de defesa propostos por Kim em 2021. A Coreia do Norte declarou-se no ano passado uma potência nuclear "irreversível".

Kim disse em abril que obter essa tecnologia era "uma tarefa prioritária a ser concluída de forma indispensável" diante do que vê como ameaças e agressões dos Estados Unidos e da Coreia do Sul.


Fonte: O GLOBO