Indicador de atividade do BC recuou na comparação com fevereiro, mas subiu 2,41% no trimestre

Apesar do leve recuo de 0,15% contra o elevado patamar de fevereiro, o IBC-Br, indicador de atividade do Banco Central, saltou 5,4% em março na comparação contra o mesmo mês do ano passado e encerrou o trimestre subindo 2,4%.

Na avaliação de economistas, é um excelente desempenho, que mostra que a atividade econômica, de fato, crescerá mais que o esperado em 2023 - ontem, o ministério da Fazenda revisou a alta do PIB para 1,9%.

Muito desse dinamismo maior da economia é consequência do desempenho de serviços e, principalmente, do agronegócios.

- Essa queda na margem (em comparação com o mês anterior) não importa muito. A alta em fevereiro tinha sido muito forte - explica Sergio Vale, economista-chefe da MB Associados, atribuindo a queda à base de comparação muito forte. - O que impressiona é que, na comparação com março de 2022, a alta foi de 5,5%. Só isso mostra a força do agronegócio neste ano. Vai ser o grande responsável pela melhora do PIB.

Economistas do banco Original avaliam que o próprio setor de serviços, que é o setor de maior peso no PIB, foi puxado pelo bom desempenho do transporte terrestre, consequência da maior demanda do agronegócio. Mas não foi só isso.

- A indústria se recuperou frente a leituras fracas nos meses antecedentes, e o comércio foi a principal surpresa positiva, se beneficiando dos transportes e dos supermercados e alimentos, que apesar da inflação conseguiu apresentar estabilidade - disse a equipe do banco em relatório.


Fonte: O GLOBO