Famosa trilha que se ouve quando os jogadores entram em campo por uma partida de Liga dos Campeões foi inspirada no hino original do Reino Unido

Fãs brincaram via redes sociais depois que um hino executado durante a coroação do rei Charles III na Abadia de Westminster, em Londres, neste sábado, apresentou uma notável semelhança com o tema da Liga dos Campeões.

No entanto, a música executada não foi 'Champions League', mas sim 'Zadok the Priest', um hino de coroação composto por George Frideric Handel em 1727 para a coroação do rei George II.

Mas o que a maior competição europeia tem em relação com a coroação do Rei Charles III? Na verdade, a famosa trilha que se ouve quando os jogadores entram em campo por uma partida de Liga dos Campeões foi inspirada no hino original do Reino Unido. Portanto, o que se escuta no início dos jogos da Champions é uma adaptação da música "Zadoque, o Sacerdote".

A adaptação, que pode ser ouvida na competição europeia nos tempos atuais, surgiu depois de mais de 200 anos da criação original: em 1992, o compositor Tony Britten decidiu desenvolver, inspirado na obra de Handel, uma nova música para ser tocada na entrada dos atletas nos gramados da Champions, época em que o torneio passava por uma reformulação.

E os fãs de futebol não puderam deixar de usar a mídia social durante a cerimônia para zombar da semelhança:

@AlexanderFoxEtc escreveu: 'Zadok, o Sacerdote. Você simplesmente não pode vencer jogos da Liga dos Campeões como este em Westminster.' E @Virtualstatman acrescentou: 'E com isso, o rei Charles III agora se qualifica automaticamente para a UEFA Champions League do próximo ano'.

@FPLReactions perguntou: 'Eu sou tão obcecado por futebol que estou ouvindo o hino da Liga dos Campeões durante a coroação, acho que estou perdendo'

Enquanto isso, Rachel Wearmouth escreveu: 'Tenho certeza que boa parte da população só conhece isso como a música da Liga dos Campeões.

Falando com a BBC em 2020, Britten expandiu as origens de seu trabalho e insistiu que a semelhança entre seu hino de futebol e o histórico hino da coroação está isolada na primeira frase de corda:

"Alguns dizem que a música foi roubada de Handel, mas não é", ele insistiu. 'É apenas a primeira frase escrita, e o resto sou eu.'


Fonte: O GLOBO