Tricolor é o líder do grupo D e o único com 100% de aproveitamento na competição; o Timão está em terceiro e já perdeu duas partidas em casa

Fluminense e Corinthians viveram situações opostas na noite da última terça-feira pela Libertadores. Enquanto o time carioca goleou o River Plate e encaminhou a vaga para as oitavas de final, a equipe paulista perdeu, em casa, para o Independiente del Valle e se complicou em seu grupo. Após a partida, o tricolor chegou à 98,26% de chances de se classificar na competição. Por outro lado, o Timão viu sua probabilidade cair para 19,52%, segundo os cálculos do matemático Gilcione Costa.

Até aqui, o Fluminense venceu todos os jogos da Libertadores. São três partidas e três vitórias, com nove gols marcados, apenas dois sofridos e nove pontos conquistados. The Strongest, Sporting Cristal e River Plate completam o grupo com três pontos cada e 49,96%, 33,50% e 18,28% de chances de avançar às oitavas de final, respectivamente, de acordo com os cálculos do matemático.

O Fluminense pode garantir a classificação na próxima rodada, quando enfrenta o The Strongest, na Bolívia, no dia 25 deste mês. Se vencer, além de conquistas os os 300 mil dólares que a Conmebol paga por vitória, o time chegaria a 12 pontos e estaria matematicamente nas oitavas de final. Caso River Plate e Sporting Cristal empatem, o tricolor garantiria o primeiro lugar do grupo.

Já o Corinthians, que vive situação mais delicada, chegou a vencer o primeiro jogo contra o Liverpool, no Uruguai, mas perdeu as duas partidas seguintes, dentro da Neo Química Arena, diante do Argentinos Juniors e Independiente del Valle. Em terceiro no grupo, com três pontos, o Timão ainda depende apenas de si para se classificar, mas o fato de enfrentar os dois principais concorrentes fora de casa prejudica as probabilidades do time.

Diferentemente dos 19,52% de chances de se classificar do Corinthians, o Argentinos Juniors e Independiente del Valle possuem 89,03% e 86,19%, respectivamente. O time paulista, no entanto, teria a vantagem de enfrentar o pior time do grupo, que é o Liverpool, em casa, na última rodada, mas pode chegar lá já eliminado.


Fonte O GLOBO