Zagueiro Eduardo Bauermann foi afastado das atividades do time nesta terça-feira

O técnico do Santos Odair Hellmann comentou a participação do zagueiro Eduardo Bauermann no esquema de manipulação de jogos revelado pelo Ministério Público de Goiás. A fala foi feita durante uma coletiva de imprensa após a vitória do Santos sobre o Bahia, na noite desta quarta-feira.

— O que tem de ser feito, julgado, o que tem de ser levado em frente, isso cabe à Justiça. Há passos jurídicos do Clube. Isso é o Clube que pode falar. Eu sou treinador de futebol. O que eu posso falar é que todos ficamos tristes — disse Odair Hellman logo nos primeiros minutos da coletiva — Eu conheço o Eduardo desde os 10 anos de idade. 

É um companheiro, um atleta que vocês também conhecem. Mas, como qualquer ser humano que cometeu um erro e que primeiro for julgado e comprovado, que pague sua pena e que tenha a responsabilização. Isso serve para nós todos.

— Precisamos punir os culpados e dar um passo adiante. Ver o que pode ser feito para que isso não aconteça mais. — disse o técnico da equipe, que elogiou a forma como o Santos conduziu a situação — O clube foi muito bem posicionado em todos os momentos, orientou, conversou, foi claro, direto e objetivo. Agora, temos de dar o próximo passo, seguir adiante. Amanhã tem treino, tem jogo. E é assim que vamos dar o próximo passo.

Bauermann foi afastado das atividades do Santos, nesta terça-feira. Recentemente, a revista Veja revelou conversas entre o defensor e um apostador envolvido com a quadrilha investigada na Operação Penalidade Máxima, que apura fraude em jogos das Séries A e B de 2022 e dos Estaduais deste ano.

O defensor, segundo o Ministério Público, teria recebido R$ 50 mil para levar cartão amarelo no empate entre Santos e Avaí, pelo Brasileirão do ano passado, mas não foi advertido. Ele teve uma conversa antes da partida e foi cobrado por ter terminado o jogo sem a punição.

— Não podemos agora nesse momento de tristeza e dúvida de todos nós começar a criar ilações. Senão a gente não para, não damos o passo seguinte — disse ainda o técnico do Santos durante a coletiva.

Confira nota oficial

"O Santos Futebol Clube informa que o atleta Eduardo Bauermman foi comunicado que está afastado preventivamente dos treinos com o elenco profissional, a partir desta terça-feira (9), diante dos novos desdobramentos divulgados na Operação Penalidade Máxima 2, do Ministério Público de Goiás.

O jogador permanecerá fazendo atividades físicas no CT Rei Pelé. O Clube aguardará se a Justiça aceitará a denúncia para definir novas ações, sempre com o pensamento voltado à preservar a instituição. O Santos FC não tolera desvios de conduta e de ética."


Fonte: O GLOBO