A esposa do filho do rei, Meghan Markle, duquesa de Sussex, também não está presente no registro

O Palácio de Buckingham divulgou, nesta segunda-feira, as primeira fotos oficiais do rei Charles III e a rainha Camilla, coroados neste fim de semana em uma pomposa cerimônia na Abadia de Westminster, em Londres, no Reino Unido. 

No registro com outros membros reais, no entanto, estão ausentes os príncipes Harry — e a esposa Meghan Markle, duquesa de Sussex — e Andrew, reforçando a mensagem de quebra de vínculos com a família, já transmitida anteriormente com a tradicional foto da sacada do Palácio de Buckingham, no sábado.

Divulgada no site oficial e, posteriormente, nas redes sociais da família real britânica, a foto conjunta reuniu, da esquerda para a direita: o duque de Kent (Edward, primo de Elizabeth II), a duquesa de Gloucester (Brigitte, esposa de Richard), o duque de Gloucester (Richard, primo de Elizabeth II), o vice-almirante Sir Tim Laurence (marido de Anne), a princesa real (Anne, irmã de Charles), o rei Charles III, a rainha Camilla, o príncipe e a princesa de Gales (William, filho do rei, e a esposa Catherine), a duquesa de Edimburgo (Sophie), a princesa Alexandra (prima de Elizabeth II) e o duque de Edimburgo (Edward, irmão mais novo do rei).

No sábado, Harry foi à cerimônia sozinho, sem a esposa Meghan Markle e os dois filhos — que ficaram nos Estados Unidos. Em pé de guerra com a família real desde que abandonou suas obrigações oficiais, acusou os parentes de racismo e se mudou para Califórnia, o príncipe foi relegado à terceira fila da Abadia, onde sentou-se ao lado de suas primas Beatrice e Eugenie, com seus respectivos maridos.

Já o tio, príncipe Andrew, foi excluído das funções reais, sendo escanteado após ser acusado de abuso sexual, em caso que teria acontecido há mais de duas décadas, quando a suposta vítima tinha apenas 17 anos. Andrew fechou um acordo extrajudicial para evitar um julgamento.

Também foram divulgadas fotos individuais do rei e da rainha. Acompanhando a foto oficial do monarca e sua consorte, em mensagem postada no Twitter oficial da família real britânica, o rei Charles III fez um agradecimento aos que "tornaram a ocasião tão especial".

"Prestamos homenagem especial às inúmeras pessoas que dedicaram seu tempo e dedicação para garantir que as comemorações em Londres, Windsor e outros lugares fossem tão felizes, seguras e agradáveis quanto possível. Aos que se juntaram às comemorações — seja em casa, nas festas e almoços de rua, seja no voluntariado nas comunidades — agradecemos a todos e a todos", assinou o soberano na mensagem postada na rede social.

"Saber que temos seu apoio e encorajamento, e testemunhar sua gentileza expressa de tantas maneiras diferentes, tem sido o maior presente de coroação possível, pois agora dedicamos nossas vidas a servir o povo do Reino Unido, Reinos e Comunidade Britânica", finalizou.

A coroação do rei Charles III e da rainha Camilla aconteceu na Abadia de Westminster, no sábado. O serviço foi conduzido pelo arcebispo de Canterbury, Justin Welby, líder espiritual da Igreja da Inglaterra, e refletiu o papel do monarca hoje e o olhar para o futuro. "Não venho para ser servido, mas para servir", disse Charles na ocasião.

Na cabeça de Charles foi colocada a coroa de Santo Eduardo, que não era utilizada desde a coroação, em 1953, de sua mãe, que faleceu em setembro do ano passado. A rainha Camilla foi coroada logo em seguida, em um ritual similar, porém mais simples.

A celebração se estendeu por mais dois dias após o rito, com um show especial no domingo, com a apresentação de artistas como Katy Perry e Lionel Richie, e culminando em um evento de voluntariado nesta segunda-feira, o "Dia da Grande Ajuda".


Fonte: O GLOBO