Eleições 2024

Manaus, AM -
A pouco menos de um ano e meio da eleição municipal, a classe política de Humaitá já se debruça para escolher seus representantes na Câmara Municipal e na Prefeitura em 2024.

De olho nessa briga entre situação e oposição, o Instituto Data Continental realizou pesquisa espontânea de intenção de votos e fez uma prévia de como está a preferência do eleitor em relação aos prováveis pré-candidatos à Prefeitura e ao Legislativo Municipal.

PREFEITO

No ITEM 02 da pesquisa, os pesquisadores realizaram a seguinte pergunta: “Se a eleição fosse hoje, para quem você votaria para prefeito?”. O resultado foi o seguinte: o ex-prefeito Herivaneo Seixas está com 44,7% das intenções de voto, bem à frente de seu rival direto pela vaga, o atual prefeito Dedey Lobo que está com 18,4% e 9,7% do empresário Leandro da Kairos. Edmee Brasil (6,3%) e Roberto Rui (5,8%) vêm logo em seguida.

No gráfico e na tabela abaixo, confira as amostras (votos), nomes e percentuais obtidos pelos pré-candidatos escolhidos espontaneamente pelos eleitores.

VEREADOR

No Item 03 da pesquisa foi a vez dos pré-candidatos a vereadores serem colocados à prova. O questionamento feito pelos pesquisadores aos eleitores foi o seguinte: “Para vereador, você já tem sua preferência para o ano que vem?”.

Os pré-candidatos mais lembrados foram: Samuel da Colônia (11,5%), Manoel Domingos (6,4%), Ney Siqueira (4,3%), Paizinho, Alemão Aleixo e Gauchinho (empatados com 3,6%), Totinha, Dr. Ubiratã e Sipa (empatados com 2,9%).

Empatados com 2,2% temos ainda: Valteir Malta, Aristela, Ivo Dias, Pacheco, Ivanei Mendes, João Aragão e Leandro; e, empatados com 1,4% - Manoel da Balsa, Robson Socorro, Martins, Di Menor, Charles Meireles, Fernando Pinto, e Ley Siqueira.

Na tabela abaixo confira todos os nomes e percentuais de todos os pré-candidatos que são mais lembrados pelo eleitor na pesquisa espontânea:

AVALIAÇÃO

Ainda falando de vereadores, o ITEM 07 avaliou a gestão parlamentar dos representantes do povo fazendo o seguinte questionamento: “Quem você acha que é o vereador mais atuante?”. Samuel da Colônia aparece em 1º como mais atuante com 19%, seguido dos vereadores Ley Siqueira (12,9%), Manoel Domingos (10,4%), e, empatados com 7,4%: Evandi Mendonça, Totinha e Sipa.

Na tabela abaixo confira o percentual obtido por cada vereador em relação à sua gestão:

DADOS DA PESQUISA

A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 8 de maio de 2023 na cidade de Humaitá e distrito de Realidade com 301 cidadãos. Possui 95% de intervalo de confiança e + ou -3% de margem de erro. Contratada pelo jornal Correio Continental, e assinada pelo estatístico Augusto da Silva Rocha (Conre 7655-A).