Quando são considerados todos os trimestres anteriores, a expansão do primeiro trimestre de 2023 foi a maior desde o final de 2020

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), visto como uma prévia do PIB, registrou alta de 2,41% no primeiro trimestre de 2023, a maior alta para o período desde 2010. Os dados divulgados nesta sexta-feira mostram resiliência da atividade econômica do país, em um momento em que o BC busca controle da inflação.

Conforme a série histórica do Banco Central, o primeiro trimestre de 2010 teve alta de 3,52%. Quando são considerados todos os trimestres anteriores, a expansão do primeiro trimestre de 2023 foi a maior desde o quarto trimestre de 2020, que registrou alta de 3,93%.

No mês de março, o índice registrou queda de 0,15% em março, na comparação com o segundo mês do ano. O resultado foi um pouco melhor que o esperado pelo mercado, que projetava retração de 0,30%. No primeiro trimestre deste ano, houve alta de 2,41%.

No último levantamento, houve surpresa com alta de 3,32% em fevereiro ante janeiro, o que levou bancos e consultorias a revisarem para cima as projeções de crescimento econômico no primeiro trimestre e até no ano fechado.

O índice do Banco Central, assim como o PIB divulgado pelo IBGE, incorpora estimativas para áreas como indústria, agropecuária, serviços, mas não considera o lado da demanda - que é mensurado no cálculo do Produto Interno Bruto.

Além de "prever" o direcionamento do PIB, divulgado pelo IBGE, o IBC-Br é também referência para a política monetária do Banco Central, na definição da taxa básica de juros. A próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que define a política monetária, será no dia 21 de junho.

O dado positivo do índice econômico pode se refletir em mais aperto monetário. No levantamento do mês passado, o crescimento mais forte da economia teve influência do setor de serviços, que está sendo analisado com lupa pelo Banco Central. Uma demanda crescente em serviços reforça a tese de que a batalha contra a inflação não foi vencida.


Fonte: O GLOBO