Parentes de Raphael Casanova bateram meta de R$ 25 mil para o transporte; expectativa é que cadáver chegue ao país ainda esta semana

O corpo do personal trainer Raphael Casanova, que morreu no Chile após contrair um tipo grave de catapora, foi levado para a capital chilena para o embalsamamento. A técnica aplicada para preservar o cadáver, evitar o mau cheiro e eliminar micro-organismos antes do embarque para o Brasil, onde deve chegar ainda esta semana.

O processo consiste na substituição do sangue por uma solução de água e formol e é obrigatório para deslocamentos por via aérea ou que ultrapassem os 500 quilômetros.

Segundo a irmã de Raphael, Juliana Casanova, a expectativa é que o corpo do brasileiro chegue nesta sexta-feira por volta das 20h. O sepultamento está programado para acontecer no cemitério de São Miguel em São Gonçalo, na tarde de sábado.

Por causa do alto custo do translado, a família chegou a cogitar o sepultamento no Chile ou mesmo a cremação do corpo de Raphael Casanova, que tinha apenas 38 anos.

No entanto, ao longo da semana, os parentes conseguiram bater a meta de R$ 25 mil com uma vaquinha online e contribuições de pessoas próximas para viabilizar o translado e uma despedida mais próxima da casa da família, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio.

— Se a gente não conseguisse [os valores], a gente iria sepultar lá ou até cremar e trazer as cinzas. Mas a gente vai trazer o corpo para poder dar o último adeus, ver o meu irmão uma última vez. Não é da forma que a gente queria vê-lo, deitado num caixão. A gente queria vê-lo com o sorriso que ele tinha. Mas a gente vai trazer para enterrar mais próximo de nós — destacou Juliana.

A arrecadação se somou às dificuldades burocráticas do translado. A família precisou correr contra o tempo para levantar o dinheiro e a documentação, já que o prazo para que o corpo do personal trainer ficasse no hospital de Antofagasta, onde ele vivia, expiraria na próxima terça-feira. Nesse caso, ele poderia ser enterrado como indigente no Chile.

O personal trainer Raphael Casanov morreu no último dia 9 de maio. Ele enfrentava uma forma mais grave da doença desde dezembro de 2022. Juliana relata que um dos exames apontou que o vírus da catapora tinha continuado a agir no organismo de Raphael e afetado órgãos, como o rim, mesmo depois de ele fazer um tratamento e achar que estava curado. Raphael também teve duas lesões no cérebro, segundo a família.


Fonte: O GLOBO