Além da coroação, que ocorre no sábado, também será realizado um concerto especial no domingo e um convite nacional ao voluntariado na segunda-feira

A coroação do Rei Charles III e a rainha consorte, Camila Parker Bowles, ocorre neste sábado, na tradicional Abadia de Westminster, em Londres, no Reino Unido. Mais de 2 mil pessoas, incluindo chefes de Estado, como o presidente Lula, reis e membros de várias monarquias, políticos e representantes da sociedade civil, participarão da cerimônia. 

As celebrações, no entanto, vão durar por mais dois dias, com um concerto especial programado para ocorrer no domingo, no Castelo de Windsor, e um convite nacional ao voluntariado na segunda-feira.

O GLOBO vai cobrir o evento ao vivo a partir da madrugada de sábado. Veja abaixo a programação completa do evento, com os horários já convertidos para o fuso de Brasília.

Sábado, 6 de maio
  • 2h: Início das celebrações formais;
Uma procissão com cerca de 200 oficiais das Forças Armadas, a maioria do Regimento Montado da Cavalaria Doméstica, participarão da procissão que sairá do Palácio de Buckingham até a Abadia de Westminster.
  • 5h30: Convidados começam a chegar;
Chegam chefes de estado, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, membros da realeza estrangeira, membros da família real britânica, ministros, primeiros-ministros e ex-primeiros-ministros.
  • 6h20: A 'Procissão do Rei' sai do Palácio de Buckingham rumo à abadia
É o momento em que Charles III e Camila Parker Bowles, a bordo da carruagem do Jubileu de Diamante, começarão o percurso de aproximadamente 2,3 quilômetros até o local da cerimônia. A expectativa é que eles cheguem à abadia pouco antes das 7h.


A carruagem do Jubileu de Diamante tem ar-condicionado, vidros elétricos e suspensão hidráulica — Foto: Reprodução/Família Real

Nesse momento, Charles III entrará pela Grande Porta Oeste e seguirá pela nave até chegar ao espaço central da abadia. O rei será precedido pela entrada de líderes e representantes religiosos, além de representantes de alguns países da Comunidade Britânica.

Durante o culto, serão entoados brados de "Deus salve o rei Charles", "Deus salve o rei" ou "vida longa ao rei".
  • 7h: Início previsto da cerimônia
Já dentro da abadia, o rei receberá regalias, símbolos da realeza britânica, de participantes das procissões, com a maioria dos itens colocados no altar até serem necessários na cerimônia. O serviço deve durar cerca de duas horas e terá várias etapas: reconhecimento, juramento, unção, investidura e, por fim, a entronização do rei.


Coroação de Charles III. — Foto: Arte/O Globo

Em seguida, a rainha consorte será ungida, coroada e entronizada em uma cerimônia mais simples e sem juramento. A última "Coroação da Consorte" foi em 1937, quando a rainha Elizabeth I, mais tarde conhecida como "Rainha Mãe", foi entronizada ao lado do marido, o rei George VI. É uma cerimônia conferida apenas a consortes do sexo feminino.

Na sequência, ambos tomarão a Sagrada Comunhão, principal ato de adoração da Igreja cristã.
  • 9h: A 'Procissão da Coroação'
Já coroados, o rei Charles III e a rainha Camila retornarão ao Palácio de Buckingham em uma procissão maior, que deve contar com a presença de outros membros da família real. Desta vez, os dois viajarão a bordo da carruagem de Ouro do Estado, de 260 anos, usada em todas as coroações desde o rei Guilherme IV.

A tradicional Carruagem de Ouro de Estado será usada na procissão de volta para o Palácio de Buckingham — Foto: Reprodução/Família Real

Especula-se que William, príncipe de Gales e primeiro herdeiro do trono, e seus três filhos, os príncipes George (segundo na linha de sucessão) e Louis e a princesa Charlotte, vão se juntar à procissão com o pai e a mãe, Kate Middleton, a princesa de Gales, em uma carruagem atrás do Gold State Coach.
  • 10h30: O aceno à multidão
Ao chegarem no palácio, o rei e a rainha consorte farão a tradicional aparição na varanda para encerrar os eventos cerimoniais do dia. Ainda não se sabe, no entanto, se os outros membros da família real os acompanharão.

Domingo, 7 de maio
  • 8h: O Grande Almoço da Coroação
Serão realizados milhares de eventos em todo o país como parte do "Grande Almoço da Coroação", no qual a população é encorajada a compartilhar comida e companhia em um ato nacional de celebração e amizade.

O Palácio de Buckingham revelou recentemente que uma quiche de inspiração francesa, com espinafre, favas, queijo e estragão, foi "escolhida pessoalmente" pelo rei e pela rainha para marcar a coroação.

Receita para a coroação de Charles III já virou febre no Reino Unido — Foto: Divulgação / Palácio de Buckingham
  • 15h: Concerto da coroação
Um concerto especial ocorrerá no Castelo de Windsor, com a presença de ícones da música global, como Katy Perry, Lionel Richie e Andrea Bocelli. Também se apresentará o Coral da Coroação, criado a partir de coros comunitários, de refugiados, cantores LGBTQIA+ e pessoas com deficiência auditiva.

Uma peça, 'Iluminando a Nação', será encenada durante as festividades. Simultaneamente, locais icônicos de todo o Reino Unido serão iluminados usando projeções, lasers e drones.

Segundo a "Variety", também estarão no concerto o ator Tom Cruise, o personagem Ursinho Pooh e a cantora Nicole Scherzinger, do Pussycat Dolls.

Segunda-feira, 8 de maio

Concebida para homenagear as muitas décadas de serviço público do monarca, o movimento "A grande ajuda" (The Big Help Out, em inglês) tem o objetivo de inspirar as pessoas em todo o país a tentarem o voluntariado pela primeira vez.


Fonte: O GLOBO