Líder religioso, que informa ter mais de seis mil templos, vem passando por reveses financeiros, brigas em família e polêmicas políticas

Um dos líderes religiosos mais populares do país, Valdemiro Santiago é conhecido por cultos vibrantes no templo, agora penhorado, da Igreja Mundial do Poder de Deus, em São Paulo, e com exibição de milagres. Alguns seguidores chegam ao púlpito da igreja em macas, carregados por familiares, à espera de recuperar a saúde já que, entre outras doenças, o pastor promete curar lepra. 

Uma marca de Valdemiro é um chapéu de vaqueiro que costuma girar nos momentos mais catárticos da pregação, quando reúne multidões.

Valdemiro conta que se tornou apóstolo de Jesus Cristo após um naufrágio que teria sofrido em Moçambique, na África, em 1996. Na época, ele era da Igreja Universal e relata ter se jogado no mar e nadado mais de oito horas até se encontrar são e salvo. 

Teria passado fome e sobrevivido a tubarões. As histórias de curas sobrenaturais movem o público que o busca aonde quer que vá e também nas redes sociais. Os fiéis vão presencialmente ou mandam o nome de seus parentes adoentados, confiando no poder de cura do líder da denominação, cuja fama chegou a vários países.

As últimas postagens de Valdemiro em seu perfil verificado no Instagram, em que acumula 190 mil seguidores, foram justamente de promessas de milagres. Em uma foto, familiares choram sobre um homem em uma maca, sem que haja informações sobre a doença que o acomete. 

Na legenda, o pastor postou apenas: "Jesus olhou para eles e respondeu: Para o homem é impossível, mas para Deus todas as causas são possíveis. Mateus 19:26". O registro parece ter sido feito justamente na igreja sob penhora, que tem capacidade para 20 mil pessoas.

Durante a campanha, Jair Bolsonaro esteve presente em um culto. A passagem deu polêmica porque o ex-presidente foi criticado por uma fala homofóbica, ao criticar um projeto de Lula de combate à desigualdade de gênero, afirmando que o objetivo era a "desconstrução da heteronormatividade" e a "destruição da família".

Os problemas da Igreja Mundial do Poder de Deus — cujo nome muito semelhante dá mais força aos boatos de racha com o pastor Edir Macedo da Universal — se agravaram com uma crise familiar. O "patrimônio religioso" envolve 6.000 templos no Brasil e outros em 21 países. Na página oficial da igreja, consta que o grupo tem TV, aplicativo de celular, site e inúmeros imóveis. O chapéu, assinado por Valdemiro, chegou a ser vendido na loja oficial da Igreja Mundial, assim como camisetas. Na Justiça, a igreja lida também com dívidas.

As brigas com a família envolvem a filha e o genro e teriam causado um prejuízo de R$ 800 milhões. Valdemiro, antes de ter sua principal casa de culto penhorada, já tinha perdido um jatinho, que havia sido dado como garantia de uma dívida bancária.


Fonte: O GLOBO