Episódio aconteceu na sexta-feira e repercutiu nas redes sociais. Ao GLOBO, jovem narra constrangimento e diz que deixou veículo 'tremendo de raiva'

Uma adolescente de 17 anos registrou boletim de ocorrência nesta terça-feira contra um homem flagrado por ela se masturbando ao seu lado em um ônibus na Zona Leste de São Paulo. O episódio ocorreu na noite de sexta-feira e a gravação do ato, que foi filmado pela jovem, repercutiu nas redes sociais. “Ridículo, nojento”, disse a adolescente na publicação.

Segundo a vítima, ela e mais duas amigas estavam sentadas no fundo de um ônibus com destino ao Shopping Aricanduva quando o homem entrou no veículo e se sentou dois assentos ao lado de onde elas estavam. A jovem diz que o homem começou a fazer comentários invasivos a respeito do seu corpo e que não parava de olhar para ela, o que a deixou constrangida.

— Vi que ele me observava de um jeito totalmente estranho. Fazia uns 15 minutos que ele tinha entrado no ônibus quando percebi que ele estava se masturbando, com a mochila por cima para tentar esconder. Comecei a gritar, a xingá-lo, e ele continuava. Só parou quando eu comecei a filmar. Na hora foi muito constrangedor, eu não sabia o que fazer. Reagi por impulso e gravar a cara dele foi só o que eu consegui pensar naquele momento — disse a jovem ao GLOBO.

A adolescente conta que outras pessoas estavam no ônibus, mas ninguém repreendeu o homem, que desceu do veículo logo depois de ter sido filmado, na altura da Rua Virgínia Ferni, em Itaquera. Pouco depois a jovem desceu também, "tremendo de raiva", segundo ela.

Nas redes, 3,3 milhões de visualizações

O caso foi registrado no 15° Distrito Policial (DP), no Itaim Bibi, como importunação sexual, que pode render ao autor pena de um a cinco anos de prisão.

Nas redes sociais, a publicação da adolescente teve mais de 3 milhões de visualizações e 6 mil comentários até a noite de terça-feira. Segundo a jovem, muitos se solidarizaram com ela, mas houve também ataques de internautas:

— Fiquei com medo de esse homem se revoltar e vir atrás de mim. Na hora, fiquei me sentindo péssima. Agora, ao mesmo tempo que tem muita gente me apoiando, tem também muita gente me julgando, dizendo que eu merecia, que eu gostei. Estou bem chateada, mas não estou rebatendo para não piorar as coisas.

Em nota, a Secretaria Estadual de Segurança Pública informou que o caso foi encaminhado para investigação no 103º DP (Itaquera), responsável pela área onde o episódio aconteceu.


Fonte: O GLOBO