O g1 avaliou quais propostas foram cumpridas pelo Governo do Estado nos primeiros 100 dias

O governador do Amazonas, Wilson Lima, fez um balanço dos 100 dias do segundo mandato de governo nesta segunda-feira (10). Durante entrevista à Rede Amazônica, ele afirmou que o Hospital do Sangue da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas (Hemoam), será entregue ainda no primeiro semestre de 2023.

O g1 avaliou quais propostas foram cumpridas pelo Governo do Estado nos primeiros 100 dias.

Educação

No início do mandato, o Governo do Amazonas informou ao g1 quatro propostas para educação. Nenhuma das propostas foi cumprida nos primeiros 100 dias de governo.

Na área educacional, o quadro atual revela insatisfação de professores em relação aos salários. No dia 5 de abril, professores protestaram em frente à sede do Governo do Amazonas e cobraram um reajuste salarial de 25% para a categoria.

Em nota, o Governo do Amazonas informou que o reajuste salarial referente a data-base de 2022 está em estudo de impacto orçamentário.

Entre medidas educacionais que a gestão tomou está a renovação do "Passe Livre Estudantil", uma parceria com a Prefeitura de Manaus que beneficia mais de 170 mil alunos da Rede Pública, e o lançamento da Escola Floresta, o primeiro modelo de escola sustentável do estado.

Saúde

Das quatro propostas enviadas ao g1 para o mandato, a ampliação do serviço de transplante foi a que foi cumprida nos primeiros 100 dias.

Na área da Saúde, houve a realização da primeira cirurgia de implante coclear na rede pública estadual do Amazonas. O procedimento foi realizado no Hospital Delphina Aziz, na Zona Norte de Manaus.

Durante o balanço, o governador apontou que o Hospital do Sangue será entregue ainda no primeiro semestre de 2023.

"Estamos em um processo de mobília dessa estrutura. Já fizemos o processo seletivo para os servidores que irão trabalhar, temos alguns equipamentos que são importados e são montados por uma mão de obra especializada. Esse ano a gente entrega o Hospital do Sangue e a minha expectativa é que a gente entregue ainda neste primeiro semestre", apontou Wilson Lima.

Além disso, entre maio e junho de 2023, acontecerão os primeiros transplantes renais da rede pública estadual, segundo o governo.

O governo prometeu a ampliação de Unidade de Terapia Intensiva no interior do estado, no entanto, não citou se haverá ampliação nas unidades de saúde nos próximos meses.

Habitação

Cerca de 32 apartamentos do Parque Residencial General Rodrigo Otávio, primeiro conjunto habitacional do Prosamin+, foram entregues na manhã desta segunda-feira para famílias das Comunidades Manaus 2000 e Sharp.

De acordo com o governador, a principal diferença da entrega habitacional para as outras é a entrega do título definitivo para os beneficiados.

"O que acontecia no passado é que entregavam os apartamentos, mas não havia nenhum tipo de segurança jurídica que garantia que aquele apartamento era do cidadão, ou seja, ele não tinha o título definitivo do apartamento. E hoje, pela primeira vez na história, a gente está entregando o título definitivo. O morador vai poder comercializar o apartamento após 10 anos", disse Lima.

Além da entrega dos apartamentos, houve o lançamento do Programa Social e Ambiental do Interior (Prosai) em Parintins. A habitação terá o investimentos de R$ 400 milhões

Infraestrutura

Das três propostas para a infraestrutura do estado que foram apontadas para o g1, o Governo do Amazonas ainda não cumpriu nenhuma.

Em janeiro, aconteceu a assinatura das ordens de serviço de obras do Parque Gigantes da Floresta, Viaduto Rei Pelé e Complexo Viário José Fernandes, um convênio entre o Estado e a Prefeitura de Manaus.

No balanço dos 100 dias de governo, Wilson Lima afirmou que a finalização e entrega da segunda etapa do Anel Sul, na Zona Norte de Manaus, deve acontecer após as chuvas diminuírem na capital amazonense.

Segurança pública

A convocação dos aprovados do concurso da Segurança Pública de 2022, uma das duas propostas enviadas ao g1, foi a única cumprida.

Nos primeiros 100 dias, a segurança pública do Amazonas recebeu novos equipamentos.

Durante o balanço nesta segunda-feira, o Governador do Amazonas não apontou quais medidas estão no planejamento para o mandato.

Fonte: G1/AM