Segundo a FVS-AM, meta é vacinar 689 pessoas que atendem aos critérios de imunização contra a doença

A vacinação contra varíola dos macacos no Amazonas segue disponível ao público-alvo da campanha e é feita por meio de agendamento no estado. Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Estado (FVS-AM), a meta é vacinar 689 pessoas que atendem aos critérios de imunização contra a doença.

De acordo com a FVS-AM, a vacina é aplicada em grupos de risco para as formas graves da doença, como pessoas que vivem com HIV/Aids e profissionais de laboratórios que atuam em locais de exposição ao vírus, conforme orientação do Ministério da Saúde (veja como funciona a imunização abaixo).

Em Manaus, a vacinação é realizada, das 8h às 16h, mediante agendamento, na Fundação de Medicina Tropical - Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). Para os demais 61 municípios do estado, a vacina será disponibilizada de acordo com o fluxo de liberação estabelecido pela FVS.

O esquema de vacinação contra Monkeypox (Mpox) tem indicação de duas doses por pessoa. A população-alvo para a vacinação segue as seguintes recomendações:

Vacinação pré-exposição:

Pessoas vivendo com HIV/aids (PVHA): homens cisgêneros, travestis e mulheres transexuais, com 18 anos ou mais, com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses (condição que deixa o sistema imune menos capaz de combater determinadas infecções).

Profissionais de laboratório que trabalham diretamente com Orthopoxvírus (a família do vírus da Mpox) em laboratórios com nível de biossegurança 3 (NB-3), de 18 a 49 anos de idade.

Vacinação pós-exposição:

Pessoas, com idade entre 18 e 49 anos, que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para Mpox, cuja exposição seja classificada como de alto ou médio risco, conforme orientações do Ministério da Saúde.

Até 4 dias após a exposição, a vacinação para esse público confere imunização. A partir do 5º até o 14º dia da exposição, a vacina irá prevenir o aparecimento da doença de forma grave.

O contemplado com a vacina contra Monkeypox deve apresentar encaminhamento médico para comprovar a ampliação que integra o público da campanha.

Fonte: G1/AM