Com os suspeitos, os policiais civis apreenderam aparelhos de TV, bolsas femininas, computador, aparelhos de som para carros, celulares e drogas

Um grupo suspeito de roubar residências foi preso na manhã desta quarta-feira (5), em Manaus. Dois deles já foram presos anteriormente por envolvimento na morte do sargento da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Afonso Camacho Dias.

As prisões foram efetuadas pelo 13º Distrito Integrado de Polícia (DIP), com apoio do 15º DIP. Foram presos Itatiana Silva de Oliveira, 44, conhecida como "A Taty"; Marcelo Marques Sales, conhecido como “O Professor”; e Thiago Castro da Gama, 22, conhecido como “O Lacoste”.

Durante a ação policial, a polícia também prendeu Klayver Rafael Souza da Silva, 22, e Thayla Milena Oliveira de Souza, 24, por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

De acordo com o delegado Cícero Túlio, titular do 13º DIP, os criminosos invadiam as residências no momento em que as vítimas estacionavam os veículos nas garagens. O delegado afirmou que os suspeitos mantinham os moradores como reféns por toda noite, sob tortura, com o intuito de realizar transferências bancárias.

Eles também roubavam todos os pertences das vítimas, como joias, eletrônicos, eletrodomésticos, dinheiro e veículos.

"Em um dos roubos, ocorrido no final de janeiro, em uma residência situada no bairro Educandos, Zona Sul, duas mulheres e uma criança foram mantidas reféns por 12 horas, sendo torturadas para realização de transferências bancárias”, disse o delegado.

Conforme a Polícia Civil, Thiago Castro e a companheira, Itatiana Silva, eram os responsáveis por coordenar as execuções do grupo criminoso, fornecendo armas e auxiliando na logística para realização dos roubos, além de cooptar pessoas para auxiliar nas ações criminosas.

Para a polícia, Marcelo Marques era o autor intelectual dos crimes, sendo responsável por dirigir o grupo e realizar o estudo sobre a rotina das vítimas, além de fazer o escoamento do produto dos crimes.

“Em outra ação policial deflagrada no dia 6 de março deste ano, as equipes do 13º DIP prenderam Odacir Lira de Sena, responsável por receber valores oriundos das práticas criminosas em sua conta corrente, e o companheiro dele, Carlos Gabriel Reis Batista, que atuava na execução dos roubos”, afirmou o delegado.

Caso do PM assassinado

De acordo com a polícia, Thiago Castro e Itatiana Silva já foram presos em 2015 por envolvimento na morte de Afonso Camacho Dias, que era sargento da PM.

O caso ocorreu no dia 17 de julho daquele ano. O sargento foi abordado por um grupo criminoso no estacionamento de uma agência bancária situada no bairro Educandos, Zona Sul, após sacar uma quantia de R$ 60 mil. Na ocasião, os atiradores atingiram a vítima com diversos tiros e levaram o dinheiro, uma pistola e um aparelho celular.

Na época, as investigações foram conduzidas pela Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), com apoio do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO) e do Departamento de Inteligência da PMAM.

Apreensões

Com os suspeitos, os policiais civis apreenderam aparelhos de TV, bolsas femininas, computador, aparelhos de som para carros, celulares e drogas.

Prisão e procedimentos

Thiago e Itatiana foram presos no beco Amazonas, bairro Educandos, Zona Sul, e Marcelo foi preso na Rua Martins Santana, bairro Morro da Liberdade, na mesma zona. Eles responderão por organização criminosa e roubo majorado.

Klayver e Thayla responderão por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Todos os presos ficarão à disposição da Justiça.

Fonte: G1/AM