Maior nave da História explodiu após lançamento em plataforma do Texas, nos EUA, nesta quinta-feira

Moradores que vivem na região do centro espacial de Boca Chica, no Texas, relataram uma "chuva de partículas" após a explosão do Starship, foguete da SpaceX. O veículo espacial se destroçou no ar logo após uma decolagem bem-sucedida nesta quinta-feira.

A reportagem da Texas Public Radio mostrou uma série de imagens recebidas de pessoas que vivem em locais próximos, como Port Isabel.

"Obtendo registros de várias pessoas agora de 'chuva de partículas' em áreas de Port Isabel após a explosão próxima do foguete SpaceX Starship / Superheavy, 4 minutos após a decolagem esta manhã de Boca Chica, no Vale do Rio Grande", escreveu o repórter Pablo De La Rosa.

O foguete Starship, considerado como o mais poderoso já construído até hoje, explodiu poucos minutos após decolar de uma plataforma no sul do Texas, nos Estados Unidos, na manhã desta quinta-feira. A explosão aconteceu sobre o Golfo do México. A espaçonave, que não tinha tripulação, não conseguiu atingir a órbita. Segundo a SpaceX, houve uma "rápida desmontagem não programada antes do estágio de separação" do propulsor.

A nave foi lançada exatamente as 10h34 no horário de Brasília. Nas redes sociais, a SpaceX explicou que "as equipes continuarão revisando os dados e trabalhando" no próximo teste de voo a ser realizado. O bilionário Elon Musk, dono da fabricante de transportes espaciais, também usou seu perfil para comentar o "emocionante lançamento". Além de parabenizar a equipe, ele afirmou ter aprendido muito com o teste.


Fonte: O GLOBO