País vinha diminuindo ritmo dos ataques aéreos nos últimos meses, e governo ucraniano há menos de uma semana havia dito que Moscou tinha um estoque pequeno de armas como as usadas hoje

Rússia realizou nesta sexta-feira seus primeiros bombardeios em larga escala contra a Ucrânia em mais de um mês, sinalizando que ainda tem mísseis de longo alcance e capacidade militar para realizar ataques distantes da linha de frente após 14 meses de guerra. Ao menos 17 pessoas morreram, incluindo duas crianças, quase todas elas em um complexo residencial atingido na cidade de Uman, no centro do país.

Depois das 4h em Kiev (22h de quinta no Brasil), as sirenes soaram por diversos pontos do território ucraniano. Vinte e três mísseis foram disparados contra o território ucraniano — 21 deles foram abatidos, de acordo com o governo local —, após um trimestre de diminuição progressiva dos bombardeios com armas de longo alcance, frente aos problemas russos para reabastecer seu arsenal.

Na semana passada, a Força Aérea ucraniana chegou a dizer que Moscou estava praticamente sem armas como os mísseis Kinzhal-101 e Kinzhal-555, usados nesta sexta contra o território ucraniano. 

Na segunda, o chefe dos serviços de Inteligência do Ministério da Defesa ucraniano, Kyrylo Budanov, disse que as armas ainda restantes eram guardadas para conter a contraofensiva ucraniana esperada para as próximas semanas após o ministro da Defesa, Oleksiy Reznikov, anunciar nas últimas horas que as etapas de preparação já estão completas.

Os bombardeiros russos voaram pelo Mar Cáspio, e um dos mísseis atingiu o complexo residencial de nove andares em Uman, com epicentro em um bloco onde moravam mais de 100 pessoas. No Telegram, Ihor Klymenko, chefe da Polícia Nacional Ucraniana, disse que mais da metade dos 46 apartamentos foram destruídos, tal qual a frente do prédio.

Segundo o presidente Volodymyr Zelensky, que jurou no Twitter que as equipes de resgate "trabalharão até garantirem que ninguém está sob os escombros, ao menos 15 pessoas morreram em Uman. Ihor Taburets, chefe da administração militar regional, afirmou que entre as vítimas há ao menos duas crianças de 10 anos, e que um armazém também foi atingido. Dezessete pessoas ficaram feridas.

— Toda a cidade ouviu aquela explosão terrível — disse ao New York Times uma mulher que se identificou como Tetiana, que trabalha como administradora de um hotel na cidade com cerca de 80 mil habitantes. — As coias estiveram quietas por um tempo, e tínhamos a sensação de que as coisas estavam voltando ao normal.

Explosões também foram registradas na cidade central de Dniéper por volta de 4h30 (22h30 de quinta), de acordo com autoridades locais. Serhii Lysak, chefe da administração militar local, afirmou que uma mulher de 31 anos e seu filho de 3 anos morreram durante o ataque e ao menos quatro pessoas ficaram feridas.

Em Kiev, os sistemas de defesa antiaérea foram ativados antes do amanhecer, com ordens para que a população permanecesse abrigada.Os destroços de um dos foguetes caíram sob a região de Ukrainka, a cerca de 40 km da capital, ferindo uma criança. O abastecimento elétrico foi interrompido no distrito de Obolon, e um carro também foi atingido por destroços dos mísseis abatidos.

O bombardeio rompeu a tônica das últimas semanas da guerra, quando a Rússia concentrava seu poder de fogo no Leste, o atual epicentro do conflito. As principais batalhas são pelo controle da região industrial de Donbass e, principalmente, pela cidade de Bakhmut, quase totalmente destruída. Nesta sexta, o vice-primeiro ministro russo, Marat Khusnullin, anunciou ter visitado a cidade e prometeu reconstruir Bakhmut.

O último bombardeio de larga escala contra Kiev havia sido em 9 de março. Desde então, os sistemas de defesa ucranianos foram reforçados com algum dos melhores sistemas de defesa antiaérea do mundo, como os Patriot americanos e os Iris-T alemães. Os únicos mísseis que têm maiores dificuldades de interceptar — e que Moscou usa de forma mais cautelosa — são foguetes como os Kinzhal. Foi um deles que atingiu a capital no mês passado.

A boa taxa de interceptação de mísseis de longo alcance é uma má notícia para a Rússia, contudo, pois confirma que as contribuições bélicas do Ocidente vêm sendo eficazes. A Ucrânia também demonstra boa capacidade de defesa contra os chamados drones kamikaze, em particular os Shaheds de fabricação iraniana — são usados periodicamente pelos inimigos, apesar de sua função principal ser identificar as posições das baterias antiaéreas ucranianas, segundo o porta-voz da Força Aérea ucraniana, Yuri Ignat.

Os aliados internacionais da Ucrânia, encabeçados pelos Estados Unidos, aumentaram as contribuições para a defesa aérea após a campanha de bombardeio maciço da Rússia lançada em outubro passado, que mirou nos sistemas de infraestrutura ucranianos. A ofensiva durou até janeiro, triplicando o número de mísseis de longo alcance e boa precisão que os russos disparavam longe da frente de guerra em comparação com o meio de 2022.

Outra razão para a Rússia usar maciçamente os Shaheds — muito mais baratos e fáceis de produzir do que um míssil de longo alcance — é forçar a Ucrânia a gastar a munição de seus sistemas de defesa. Documentos secretos do Pentágono vazados em abril alertavam que a Ucrânia estava ficando sem armas para seu principal sistema de defesa aérea, as baterias soviéticas S-300. No ritmo que os mísseis terra-ar S-300 estavam sendo usados, a Ucrânia poderia ficar sem estoques em maio, dizia o documento. (Com New York Times e El País)


Fonte: O GLOBO