Senador e ex-jogador de futebol disse que encontrou grupo de conterrâneos quando saiu para jantar e 'está surpreso' que uma dessas pessoas 'tenha falecido de forma tão trágica'

Emmily Rodrigues Santos, de 26 anos, conheceu o senador e ex-jogador de futebol Romário horas antes de cair do sexto andar de um prédio, em Buenos Aires, e morrer no dia 30 de março. Ela estava com um grupo de brasileiros em um restaurante na capital argentina. O parlamentar jantou no mesmo estabelecimento e, nesta sexta-feira, lamentou a morte da jovem.

"O senador Romário foi ao restaurante jantar. No local, conheceu de 15 a 20 brasileiros. Ele está surpreso com o fato de que uma dessas pessoas, da qual ele não se lembra, tenha falecido de forma tão trágica", informou o senador, por meio de sua assessoria.

A polícia argentina investiga se a jovem cometeu suicídio ou foi jogada do apartamento. O dono do imóvel, o empresário Francisco Saenz Valiente, de 52 anos, está preso e é investigado por feminicídio. O corpo de Emmily foi encontrado sem roupa e com sinais de violência. A autópsia foi realizada nesta segunda-feira (3), mas o corpo ainda não foi liberado para a família da vítima.

Os pais da jovem, nascida na Bahia, estão na Argentina acompanhando a investigação. Após a liberação do corpo, a família fará o sepultamento em Salvador. Ainda não há previsão de quando ocorrerá a cerimônia.

Investigação

A Justiça e o Ministério Público decretaram sigilo sobre a investigação. A polícia, no entanto, recolheu câmeras de segurança da casa do empresário para tentar elucidar o que aconteceu na casa.

Ao GLOBO, o advogado da família da vítima, Ignacio Trimarco, afirmou que há suspeitas de que as câmeras eram usadas para registrar encontros sexuais com mulheres.

— Se presume que as câmeras eram usadas para filmar sexo com mulheres, mas ainda não há comprovação, visto que as investigações ainda seguem em curso — disse o advogado.

Suspeito diz que Emmily se jogou

Em depoimento prestado ao juiz Martín Del Viso e ao procurador Santiago Vismara, no último sábado, o empresário Saenz Valiente afirmou que a jovem teve um "surto", informação que a família acredita ser falsa. O suspeito permanece preso.

Esta versão coincide com a anteriormente apresentada aos policiais que atenderam a ocorrência da morte de Emmily.

— Saenz Valiente disse que a jovem de 26 anos, que ele não identificou, se alterou e se aproximou de uma janela voltada para a rua, mas como não conseguiu abri-la, foi para outro área e pulou de outra janela que tem vista para o vão do prédio — afirmaram fontes policiais ao jornal argentino La Nácion.

A reportagem não localizou a defesa de Saenz Valiente.

Amigas acreditam em 'feminicídio'

Em entrevista ao GLOBO, Joicy Claudia e Manoelle Assunção Ravagani, amigas da vítima, negaram a versão do suspeito e disseram que a jovem não usava drogas e nunca teve sinais de depressão, cuidava muito da saúde e era feliz com um namorado argentino com quem se relacionava há cerca de dois anos.

As amigas acreditam que tenha ocorrido uma tentativa de abuso e Emmily reagiu. Baiana de Salvador, a jovem foi trabalhar em uma agência de turismo para brasileiros em La Boca, quando chegou a Buenos Aires. Ela teria saído para jantar e depois foi para a casa do empresário, que é conhecido por promover festas.


Fonte: O GLOBO