Queda na produção de alimentos pesou no resultado do setor

Puxada pela queda na produção de alimentos, a produção industrial brasileira recuou 0,2% na passagem de janeiro para fevereiro. O resultado fez o setor registrar o terceiro desempenho negativo consecutivo, acumulando uma queda de 0,6% no período.

Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal, divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE
Com o resultado, a indústria nacional está 2,6% abaixo do patamar pré-pandemia, de fevereiro de 2020, e 19% abaixo do nível recorde da série, alcançado em maio de 2011.
Na comparação com fevereiro de 2022, a produção industrial apresenta recuo de 2,4%

Das 25 atividades investigadas na pesquisa, nove apresentaram recuo em fevereiro. Entre os destaques negativos estão os ramos de produtos alimentícios (-1,1%), de produtos químicos (-1,8%) e de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-4,5%).

Mal da vaca louca afeta produção de carnes

O gerente da pesquisa, André Macedo, afirma que a menor produção de carnes de bovinos, aves e suínos, sucos e derivados da soja pesou no setor alimentício, segmento que pesa cerca de 15% na produção do setor como um todo.

— A queda observada na produção de carne bovina teve a influência da suspensão das exportações para a China por conta do mal da vaca louca no final do mês de fevereiro — elenca o pesquisador.

As atividades de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, e de produtos de metal, que recuaram entre 3,5% e 1,4%, também ajudaram a pressionar a variação negativa da indústria nacional.

— Embora a produção industrial tenha mostrado alguma melhora no fim do ano passado, este início de 2023 apresenta perda na produção, permanecendo longe de recuperar as perdas do passado recente — explica o gerente da pesquisa, André Macedo.


Fonte: O GLOBO