O prefeito de Manaus, David Almeida, atingiu mais uma marca histórica, nesta segunda-feira, 3/4. Em pouco mais de dois anos e quatro meses de gestão, o chefe do Executivo reinaugurou a 300ª escola municipal, de um pacote de reformas e ampliações. A marca foi alcançada com a entrega da escola municipal Madre Tereza de Calcutá, no bairro Nova Floresta, zona Leste.

A unidade de ensino é administrada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), e atende cerca de 890 estudantes do ensino fundamental anos finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Esta escola é a de número 300 que estamos entregando reformada, construída ou ampliada. Nas próximas semanas, iremos entregar mais 35 unidades. Nesta área do Nova Floresta, do Jorge Teixeira, já fizemos a entrega de três escolas. Isso é respeito com os moradores da zona Leste. Não usamos somente tinta, nós trocamos também as estruturas da escola, as ampliamos. Estamos fazendo isso para deixar os alunos com uma estrutura digna de educação de qualidade”, enfatizou o prefeito.

O espaço estava sem receber reformas havia mais de 10 anos. O estabelecimento de ensino recém-inaugurado contará com dez salas de aula, cozinha, refeitório, sala dos professores, Centro de Tecnologia Educacional (CTE), depósito de materiais, banheiros masculino e feminino, tanto para alunos como para funcionários, entre outros espaços.

A titular da Semed, professora Dulce Almeida, afirmou que a atual gestão municipal está se dedicando para entregar a perfeição aos alunos da rede de ensino.

“Essa é a escola de número 300 que reinauguramos e em todas, o prefeito não permitiu que fossem entregues nada menos do que a perfeição. Nós entregamos dignidade e respeito. Todas as unidades de ensino têm um centro de tecnologia.

Estamos implementando as salas de recursos para a educação especial. São 300 estruturas preparadas para receber os nossos alunos da melhor forma possível. Queremos uma educação de qualidade e vamos atrás deste objetivo, qualificando todo o sistema”, afirmou Dulce.

A obra durou quatro meses, entre dezembro de 2022 até abril de 2023. A edificação também passou por reparos no sistema elétrico, pintura geral, troca da cobertura, trabalhos de paisagismo, execução de abrigo de gás, instalação de coifa na cozinha, além da substituição das luminárias, louças e revestimentos.

De acordo com a gestora da unidade de ensino, Ponyelen Negreiros, a escola recém reformada é uma conquista para a comunidade do Nova Floresta.

“A comunidade há 10 anos vem esperando por essa reforma, a fim de que os estudantes possam ter um ambiente mais seguro e mais bonito. Então, hoje, receber esta escola, para a comunidade, é uma vitória com certeza”, declarou.

O estudante Apolo Medeiros, 8° ano, 14 anos, ficou muito feliz com o novo prédio, onde poderá aprender novos conteúdos e desenvolver sua formação.

“Gostei, porque a escola estava precisando dessa obra. A fiação e o telhado estavam com problemas, mas foi resolvido. Está tudo muito bonito”, apontou o aluno.


Texto – Thiago Fernando / Semcom e Andrew Ericles / Semed
Fotos – Dhyeizo Lemos e João Viana / Semcom