Casamento entre Hissam Hussein Dehaini, de 65 anos, e adolescente causa comoção e é investigado pelo Ministério Público do Paraná

O concurso Miss Araucária, que elegeu como segunda princesa teen a primeira-dama do município, aconteceu no início do ano passado, quando a adolescente tinha 14 anos, na pré-seleção de março, e 15, na etapa final, ocorrida em maio. Pela primeira vez na história do evento, o prefeito do município, Hissam Hussein Dehaini, esteve presente. 

Em fotos divulgadas à época, ele aparece ao lado de juradas do concurso. A presença do prefeito reforça as especulações de moradores da cidade de que Hussein matinha há mais tempo um relacionamento com a jovem, hoje com 16 anos, com quem casou em 12 de abril deste ano.

O casamento de Hussein, de 65 anos, e da jovem, de 16, provoca críticas dos moradores da cidade de 150 mil habitantes, que fica na Região Metropolitana de Curitiba, e causou comoção nas redes sociais. 

O Ministério Público do Estado do Paraná informou ontem que vai investigar as circunstâncias da união, em sigilo porque envolve uma menor, e também indícios de nepotismo envolvendo a família da primeira-dama. A mãe dela, Marilene Rode, foi nomeada secretária de Cultura e Turismo, com salário de R$ 21 mil, logo após o casamento da filha.

A política de Araucária é marcada por denúncias contra gestores por malversação de verbas públicas e envolvimento com o crime. O próprio Hussein tem extenso histórico policial. Em seu segundo mandato à frente da cidade paranaense, ele já foi alvo da Justiça como pessoa pública e também como empresário. 

Na sua ficha, estão duas prisões durante a CPI do Narcotráfico, uma detenção após Operação da Polícia Federal que investigava licitações fraudulentas e outros casos de nepotismo investigados na prefeitura nos últimos anos.

Desta vez, o nome de Hussein volta ao noticiário por conta do romance com a menor. Ele não participou como jurado do concurso, mas esteve presente no evento que, desta vez, foi organizado pela jornalista Gabi Rocha. Gabi também é funcionária da assessoria de comunicação da Prefeitura de Araucária. 

Ela se desligou do grupo que tradicionalmente organizava o concurso desde 2005 e criou uma nova franquia. Procurado, o jornalista Emmerson Santos, ex-sócio de Gabi Rocha, não deu detalhes do rompimento entre os dois, mas explicou que agora gerencia o Miss Araucária que faz a seleção para o Miss Brasil e Miss Universo.

— São concursos diferentes. O nosso é um evento realizado desde 2005 — diz Emmerson.

Procurada, Gabi Rocha informou que Hussein foi convidado como autoridade, assim como outros secretários e vereadores de Araucária. Ela citou que o vereador Ben Hur Custódio também participou do evento. Perguntada se o prefeito e a menor já mantinham um relacionamento à época, a servidora afirma que não tinha conhecimento:

— A gente não sabe da vida pessoal das candidatas. Geralmente nosso contato com elas (as candidatas) é nos ensaios e reuniões. Eu nunca vi eles juntos. E se namoravam naquela época eu não sabia. Nossa cidade é pequena. As notícias se espalham rápido. 

Se estivessem namorando naquele tempo, eu imagino que teria ficado sabendo do boato — afirma Gabi, que acrescenta também ser coordenadora do Miss Grand Curitiba, Miss Grand São José dos Pinhais e Miss Paraná Latina. — Ele (o prefeito) foi ao evento como meu convidado.

Desde que o casamento de Hussein com a princesa teen viralizou nas redes sociais, o prefeito se recusa a falar sobre o assunto. Ele também pediu para se desligar do partido que o elegeu, o Cidadania. A decisão teria sido tomada em razão da repercussão negativa de sua união com a menor.

O casamento aconteceu um dia depois de a jovem completar 16 anos, atingindo a idade núbil em que a legislação brasileira permite a menores casarem com a anuência dos pais ou responsáveis. A adolescente casou no Cartório de Registro Civil da cidade, em uma cerimônia simples em que ela não usava vestido de noiva e o prefeito não vestia terno. O Brasil está em quinto lugar mundial no ranking de casamento infantil, atrás apenas da Índia, Etiópia, Bangladesh e Nigéria.

À frente há mais de 40 anos do cartório onde aconteceu o polêmico casamento, está a vice-prefeita, Hilda Lukalski Seima. No edital do casamento, é ela que atesta que os noivos apresentaram todos os documentos exigidos por lei. A união teria a anuência da família da menina. Hussein e Hilda foram reeleitos em 2020 e estão no comando de Araucária pela segunda vez.

Procurada, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Araucária divulgou uma nota: "A Secretaria Municipal de Comunicação Social (SMCS), no estrito cumprimento do que determina a legislação municipal, apenas se manifesta acerca de questionamentos feitos com relação a atos praticados por seus agentes no estrito exercício do cargo para o qual foram eleitos e/ou nomeados, bem como em situações em que o fato questionado influencie diretamente na execução da política pública de responsabilidade de seu praticante".


Fonte: O GLOBO