Nosso foco é fortalecer a cadeia produtiva do açaí, sabemos o potencial da região

O deputado Cristiano D’Angelo (MDB) recebeu produtores extrativistas do médio Solimões para tratar sobre demandas do município de Anamã (165km da capital) e a cadeia produtiva de açaí na cidade e comunidades adjacentes.

Na pauta, estratégias eficazes de extração e escoamento da produção por meio do desenvolvimento social sustentável da agricultura familiar visando à geração de renda e melhoria da qualidade de vida do produtor.

Cristiano é presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e defende o progresso da agricultura familiar e o desenvolvimento da região aliadas à preservação ambiental.

“Nosso foco é fortalecer a cadeia produtiva do açaí, sabemos o potencial da região, mas requer necessidades específicas como melhoria da água potável, mais investimento na extração e distribuição para outros mercados”, acrescenta.

De acordo com o representante da Cooperativa dos Produtores Extrativistas do Médio Solimões – Coopems, Jecimar Pinheiro é importante que seja criado um vínculo de programas de distribuição e comercialização dos produtos aos mercados institucionais, como o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos); PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar); Conab (Campanha Nacional de Abastecimento), mercados privados e entre outras alternativas.

Fonte: ALE/AM