Jair Bolsonaro já admite que ex-primeira-dama pode concorrer à vaga no Legislativo e presidente do PL

Apesar da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro ainda negar, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já admite, em conversas privadas, que sua mulher pode vir a se candidatar nas eleições de 2026. A ideia conta com o entusiasmo do presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, que já chegou a dizer que “ela pode ser candidata até a presidente da República”.

Segundo publicou a colunista do GLOBO Bela Megale, nos últimos dias Bolsonaro passou a trabalhar com a ideia de que a ex-primeira-dama deve mesmo concorrer a um cargo no Legislativo. A preferência é que ela dispute o Senado, possivelmente pelo Distrito Federal. A mudança de postura do ex-chefe do Palácio do Planalto chamou a atenção da cúpula do PL.

Confira a escalada política de Michelle:

Potencial


Em julho de 2022, na Convenção do PL, a ex-primeira-dama surpreendeu os caciques do partido ao fazer um discurso de 12 minutos para dez mil apoiadores no Maracanãzinho, no Rio. Ela reiterou a simplicidade do casal e seu papel como devota a Deus.

Período eleitoral

Michelle saiu forte das eleições ao ir contra a decisão do PL e apoiar Damares Alves, do Republicanos, em vez de Flávia Arruda (PL), para o Senado pelo DF. O apoio da ex-primeira-dama foi suficiente para que a ex-ministra de Bolsonaro ganhasse a disputa.

Bênção de Valdemar

“Se Bolsonaro não for candidato, nós temos a Michelle”, disse o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, em janeiro à CNN Brasil, diante da possibilidade de Bolsonaro ficar inelegível devidos às investigações do Ministério Público Eleitoral.

Apoio de Flávio

“Tem capital político, vocação, mas não sei se tem vontade” Em fevereiro, em entrevista à colunista Bela Megale, Flávio Bolsonaro afirmou sobre Michelle ser candidata à Presidência.

Linha de frente

Em março, Michelle assumiu a presidência do PL Mulher. Na ocasião, sobre uma possível candidatura, Eduardo Bolsonaro disse que o pai não teria voz para decidir: “Quem manda é ela”

Apenas colaboradora

“Não tem vivência política” Afirmou o ex-presidente, na semana seguinte, ao retornar dos Estados Unidos, negando a possibilidade de a sua mulher sair candidata.

Carisma

Daria uma “bela vice”. Apesar da declaração de Bolsonaro, o senador Ciro Nogueira disse que a ex-primeira- dama poderia compor uma chapa da direita, encabeçada por Tarcísio de Freitas ou Romeu Zema.

Mistério

No último domingo, Michelle postou no story no Instagram que “não trabalha com a hipótese” de se candidatar no momento. Na mesma rede, ela segue uma página de apoio intitulada ‘Senadora Michelle Bolsonaro’


Fonte: O GLOBO