Apontado como o mais poderoso da História, nave foi lançada nesta quinta-feira, mas explodiu minutos depois

O foguete Starship, apontado como o mais poderoso da História, foi lançado na manhã desta quinta-feira, mas explodiu minutos depois. Esta foi a segunda tentativa feita pela SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk. Nas redes sociais, ele disse ter "aprendido muito para o próximo teste de lançamento, daqui alguns meses".

Mesmo com a falha, Musk parabenizou a equipe da companhia pela "emocionante" decolagem. Projetada para enviar astronautas à Lua e talvez até mesmo a Marte, a nave também sofreu problemas para decolar na última segunda-feira, quando foi dito que "uma válvula de pressurização" parecia estar congelada.

O lançamento ocorreu exatamente às 10h34 no horário de Brasília. Nas redes sociais, a SpaceX explicou que "as equipes continuarão revisando os dados e trabalhando" no próximo teste de voo a ser realizado. Capaz de acionar 31 motores de foguete ao mesmo tempo — o maior número na história — a expectativa é que a nave seja "a mais poderosa" já vista.

Em dezembro de 2020, o protótipo SN8, um dos primeiros modelos do Starship, explodiu durante uma tentativa de pouso no Texas. O foguete experimental conseguiu chegar a cerca de 13 quilômetros de altura. Na ocasião, Musk considerou o teste bem-sucedido.

— A pressão do tanque coletor de combustível estava baixa durante o pouso, causando a velocidade do contato ser alta e ‘RUD’ (expressão em inglês que significa ‘desmontagem rápida não planejada’) —, explicou o bilionário na época. — Mas nós conseguimos todos os dados de que precisávamos. Parabéns ao time da Space X.

O Starship já vem sendo testado desde 2019, mas seu desenvolvimento e sucesso ganhou tração depois que a Nasa fechou um contrato de US$ 2,9 bilhões com a SpaceX em abril de 2021 para aprimorar o sistema de pouso humano. É o foguete de Musk que deverá levar os astronautas até a superfície lunar durante a missão Artemis III, prevista para 2025.


Fonte: O GLOBO