Kathleen Corradi será a primeira diretora de mitigação desses animais na cidade

O prefeito da cidade de Nova York, Eric Adams, nomeou nesta quarta-feira a primeira diretora municipal de mitigação de roedores da cidade. A escolhida para o cargo foi Kathleen Corradi, que passa a ser reconhecida como a "czarina dos ratos". A cidade enfrenta uma superpopulação desses animais, que transmitem doenças.

Kathleen contará com um investimento de US$ 3,5 milhões para expandir e acelerar o trabalho de redução de ratos em todo o Harlem, a primeira área que passará por intervenção. Ela receberá salário de US$ 155 mil por ano.

Na nova função, a czarina deverá coordenar as agências governamentais da cidade, organizações comunitárias e o setor privado para reduzir a população de ratos na cidade de Nova York. A prefeitura quer deixar a cidade mais limpa "abordando um importante problema de qualidade de vida e saúde".

— A cidade de Nova York fez muito recentemente quando se trata de combater o inimigo público número um: os ratos. Mas ficou claro que precisávamos de alguém focado exclusivamente em liderar nossos esforços de redução de ratos em todos os cinco distritos, e hoje tenho orgulho de anunciar Kathleen Corradi como a primeira 'czarina dos ratos' da cidade de Nova York — disse o prefeito.

Durante sua apresentação como czarina, Kathleen afirmou que a mitigação de ratos é mais do que uma questão de qualidade de vida para os nova-iorquinos.

— Os ratos são um sintoma de problemas sistêmicos, incluindo saneamento, saúde, moradia e justiça econômica. Como o primeiro diretor de mitigação de roedores, estou animada em trazer uma abordagem baseada em ciência e abordagem sistêmica para combater ratos — disse a czarina.

— As condições que os ajudam a prosperar não serão mais toleradas - não haverá mais meios-fios sujos, espaços não administrados ou escavações — prometeu.

A experiência de Kathleen com ratos começou quando ela, na condição de professora do ensino fundamental, desenvolveu a iniciativa Zero Waste Schools (Lixo Zero nas Escolas, em tradução livre) e liderou os esforços de redução de roedores. Agora, a czarina vai supervisionar especialistas em ratos contratados pelo município.


Fonte: O GLOBO