Vendedor entrou em contato com executivo para resolver problema com pacote de viagens

Na madrugada da última sexta-feira, o vendedor Miguel Nader Junior se surpreendeu quando o CEO do Hurb (ex-Hotel Urbano), João Ricardo Mendes, ligou diretamente para o seu celular. Em um primeiro momento, ele avaliou que iria resolver a pendência envolvendo um de seus quatro pacotes comprados por meio da plataforma. Ele já havia viajado com pacote comprado pelo Hurb para Los Angeles.

Junior mora em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e havia conseguido o celular do executivo, disponível na internet, segundo ele, há duas semanas. O próprio CEO do Hurb administra alguns grupos de WhatsApp criados recentemente com centenas de clientes que têm enfrentado problemas, relata Junior.

- Em março passado, viajei com eles para Los Angeles. E tenho mais quatro pacotes. O próximo seria para Paris, mas já estava atrasado. Eles estão com dificuldade em honrar os pacotes. Entrei em vários grupos para obter informações. 

Tentei Consumidor.gov, Reclame Aqui, Procon. Tentei falar com o próprio CEO. Liguei muito e consegui. E ele mandou as opções de voo - lembrou Junior, que também tinha comprado um pacote para o Egito.

Mas, na semana passada, após reclamações na internet sobre problemas de reservas de hotel, Junior entrou novamente em contato com o CEO:

- Pensei que não ia adiantar ter voo se tiver problema com o hotel. João Ricardo passou a não responder mais ou enviava respostas genéricas. E na madrugada de quinta para sexta-feira, ele me ligou perguntando se eu estava com problemas com a empresa. E eu disse que sim - relatou Junior.

Sem saber que estava sendo gravado, o cliente questionou o CEO quando o executivo mencionou que estava tendo problema com recebíveis (valores a receber) dos bancos. Ele queria saber se seus pacotes já tinham sido pagos. Ele pagou por eles R$ 14 mil.

- Foi quando ele começou a me chamar de m..., de bundão. E disse que ia cancelar meu pacote - disse Junior, que gravou a metade final da conversa, que durou cerca de dez minutos.

Publicação no WhatsApp

Logo em seguida, Junior se surpreendeu ao notar que o CEO publicou trechos da conversa no grupo "PS Hurb eu te amo". 

O cliente então publicou sua própria gravação. E foi bloqueado do grupo. Em seguida, recebeu relatos de outros participantes de que o CEO da empresa teria publicado seus dados pessoais, como nome, CPF e cartão de crédito.

- Fiquei chocado e pasmo com a situação. Acreditei na empresa e ainda acredito que possam se restabelecer. Estou recebendo apoio e ataques. Tem gente que acha que estou tumultuando. Tem gente que fala que eu trabalho na CVC. 

O ruim é que tive que expor no Twitter tudo isso. Minha mulher acordou achando que tinha agente aqui em casa - disse Junior. - Fiz um boletim de ocorrência na sexta-feira por injúria, ameaça e exposição de dados depois que minhas informações foram vazadas.

O GLOBO teve acesso ao boletim de ocorrência no qual alega que o CEO o teria chamado de "marica, bundão, mentiroso" e posteriormente ameaçou a vítima dizendo que sabia como encontrá-lo. "Diante dos fatos, a vítima procurou essa unidade policial para registro de ocorrência e providências"

Junior disse que outros clientes entraram em contato com ele pelas redes sociais mencionando situações semelhantes.

- Ele publicou no grupo do WhatsApp a planilha e, mesmo sabendo que era vazamento de dados, falou que era para quem quiser passar trote. Desde o episódio, ninguém da empresa entrou em contato comigo.

Junior lembra que os grupos de WhatsApp foram criados pelos clientes e depois o próprio CEO era adicionado como administrador. Isso ocorreu em ao menos dois grupos da rede social. Junior participava de seis grupos.

- Ele compartilhou número dos funcionários para que ajudassem. Esse canal estava sendo utilizado para eles enviarem informações. Sempre respondendo por vídeos, e áudios. E alguns pdfs sobre o estado da empresa.

A exposição de dados de clientes é crime pela Lei Geral de Proteção de Dados e pode gerar multa de até 2% do faturamento da empresa.

O que é o Hurb?

O Hurb, nascido há 14 anos como Hotel Urbano, é a maior agência de viagens on-line do país. Foi fundada pelos irmãos José Eduardo e João Ricardo Mendes. A empresa se popularizou devido a venda de pacotes flexíveis com preços atrativos.

Segundo a coluna Capital, a startup carioca está com problemas de fluxo de caixa e tem atrasado a emissão de bilhetes e o pagamento de diárias de hoteis. Os problemas se avolumaram nos últimos tempos, com a conta de pacotes por entregar e diárias de hotéis atrasados somando R$ 140 milhões, segundo a própria empresa.

O que diz a empresa?

Procurado pelo GLOBO, o Hurb lamentou o ocorrido e disse sempre prezar pela transparência e relação de confiança com seus viajantes. A empresa afirma que os pacotes com data flexível são promocionais e que não é possível garantir data específica para a viagem no momento da compra. 

Acrescenta que "o pacote é comercializado como uma oferta a ser executada dentro do período regulamentado" e que o regulamento é claro nesse sentido.

A empresa esclarece que trabalha com três tipos de pacote: os promocionais, de data flexível, os de data fixa e os pacotes sem aéreo, que também são chamados de "combo de diárias".

A empresa afirma que neste ano já operou mais de 435 mil viajantes. "Esses números atestam a capacidade do Hurb de operar altos volumes de pacotes, assim como demonstram o comprometimento da empresa com seus clientes", diz a nota.


Fonte: O GLOBO