O presidente da Comissão de Educação e vice-presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Cabo Maciel (PL), apresentou à Casa Legislativa um Projeto de Lei (PL) que propõe a criação da Ronda Escolar visando prevenir a violência os ataques às crianças e adolescentes nas Escolas Públicas do Amazonas.

A propositura foi apresentada após os ataques realizados na Escola Estadual Thomazia Montoro, dia 27 de março, em São Paulo capital, e no Centro de Educação Infantil Cantinho Bom Pastor, no último dia 5, em Blumenau, Santa Catarina.

Para o parlamentar é preciso aprimorar a segurança de estudantes e dos profissionais da educação. “Todos nós assistimos assustados e tristes os últimos acontecimentos de ataques às escolas e creches pelo Brasil, isso desperta em nós um sentimento de incredulidade e insegurança. Mas é justamente para isso que fui eleito e busco alternativas para dar mais tranquilidade aos pais que residem no Amazonas” declarou.

A proposta é que a Ronda Escolar seja exercida por ronda ostensiva realizada por viaturas da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), caracterizadas como pertencentes à Ronda Escolar e com telefone de contato visível para recebimento de denúncias. Além disso, a proposta ainda prevê o contato direto via telefone institucional entre a comunidade escolar e a guarnição das viaturas da Ronda Escolar e a necessidade de permissão dos gestores das Escolas para que a PM adentre na unidade escolar, salvo caso de flagrante delito.

Cabo Maciel conta com o apoio dos colegas de Parlamento para viabilizar a proposta. “Apresentei o Projeto de Lei que com o objetivo de prevenir a violência nas Escolas Públicas do Estado do Amazonas. Ele já está tramitando na Casa Legislativa e tão logo seja aprovado pela Assembleia, estará disponível para o governador Wilson Lima (UB) sancionar e tenho certeza que assim o fará”, afirmou.

Fonte: ALE/AM