Em início de ano complicado para o rubro-negro, antigos titulares incontestáveis perdem espaço enquanto contratações recentes pedem passagem

O Campeonato Carioca terminou de forma desastrosa para o Flamengo, que viu o rival Fluminense reverter a vantagem no segundo jogo da decisão, golear por 4 a 1 e ficar com o título, uma nova decepção após a queda na semifinal do Mundial de Clubes e as perdas da Supercopa do Brasil e da Recopa Sul-Americana. 

Se a situação do técnico Vítor Pereira é praticamente insustentável, o elenco que ainda tem um longo semestre de Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil pela frente, já dá seus primeiros indicativos para o restante do ano.

Enquanto Pedro e Arrascaeta voltaram a mostrar sua importância no time titular, jogadores como Gabigol e Everton Ribeiro, antes imprescindíveis, agora enfrentam concorrências maiores em seus setores. Ao mesmo tempo, o estadual e as primeiras partidas de competições nacionais e internacionais serviram para dar moral a atletas que aguardavam chances como Ayrton Lucas, Matheus França e Fabrício Bruno. Confira quem sai em alta e quem sai em baixa após o estadual no Flamengo às vésperas do Brasileirão — o Flamengo estreia no domingo, às 16h, contra o Coritiba.

Em baixa

Gabigol:
atuando mais recuado, o camisa 10 começou o ano bem com dois gols na Supercopa do Brasil, mas perdeu parte do protagonismo que tinha no ataque rubro-negro. Passou em branco nas semifinais e finais do estadual e chegou a começar como reserva no primeiro confronto contra o Fluminense. Tem sete gols e uma assistência neste início de ano.

Everton Ribeiro: o meia, que completou 34 anos nesta terça-feira, já não é a primeira opção (e em alguns momentos, nem a segunda) em seu setor. Importante nas conquistas recentes do rubro-negro, Everton atuou em oito partidas como titular e deu duas assistências.

Vidal:
o chileno vinha sendo pouco aproveitado, mas ganhou algumas chances no estadual, na Recopa e na Libertadores, como opção de equilíbrio no meio. Mas não conseguiu evoluir seu status no elenco e ainda foi pivô de polêmicas extracampo, que minaram ainda mais sua situação. O jogador de 35 anos disputou 11 jogos, seis como titular.

Em alta

Ayrton Lucas: o lateral-esquerdo se firmou como titular com ótimas exibições na ala esquerda rubro-negra em praticamente todas as competições. No estadual, terminou como destaque do Flamengo e do campeonato. Ainda mostrou veia artilheira: marcou nos dois jogos da final e um dos confrontos da semifinal, além de ter distribuído duas assistências ao longo do torneio (três na temporada).

Matheus França:
O jovem da base rubro-negra, de apenas 19 anos, vem ganhando cada vez mais espaço no time titular ou como opção imediata no banco. No estadual, marcou o gol da vitória na estreia contra o Audax e iniciou como titular no primeiro jogo da final. Foi dele também o gol do Flamengo na derrota para o Aucas, pela estreia na Libertadores. Atuou em 14 jogos, seis desde o início.

Fabrício Bruno: o zagueiro se firmou como peça importantíssima do elenco num setor que se via como problema até o início deste ano. Foi titular na Recopa e nos clássicos contra Fluminense e Vasco na Taça Guanabara, assim como nos quatro confrontos contra a dupla na final e na semifinal do estadual. Marcou contra Nova Iguaçu e Portuguesa e foi coroado com o gol da vitória sobre o cruz-maltino no primeiro jogo da semifinal, que terminou em vitória do Flamengo por 3 a 2.


Fonte: O GLOBO