O deputado Cristiano D’Angelo (MDB) solicitou reforço no policiamento nos municípios de Humaitá. Lábrea, Manicoré, Apuí e Canutama, localizados na região Sul do Amazonas. A solicitação foi encaminhada por meio de requerimento enviado ao Governo do Estado do Amazonas, uma vez que o efetivo atual tem sido insuficiente para atender as ocorrências, manter a ordem e segurança de cada cidade.

A medida contém protestos e manifestações mobilizadas por produtores agropecuários em relação às rigorosas notificações de órgãos fiscalizadores. De acordo com o Ibama quem for notificado terá 05 (cinco) dias para regularizar, corrigir, prestar esclarecimentos ou apresentar documentos que comprovem a legalidade da propriedade rural e da área de pastagem dos animais.

Estima-se que só nesta região, existem mais de 500 mil cabeças de gado. Segundo relatos de produtores agropecuários da região, em Santo Antônio do Matupi, no município de Manicoré (390km da capital), mais de duas mil cabeças de gados teriam sido apreendidas e remanejadas para outras áreas.

Cristiano ressalta a importância de uma pecuária sustentável com aproveitamento de áreas que já foram degradadas. Para o parlamentar, além do impacto social, essas medidas também geram inúmeros prejuízos para a economia do estado.

“Esse tipo de autuação com apreensão, gera um caos sanitário, social e econômico na região, uma vez que esse gado não terá uma destinação segura, no que diz respeito à questão sanitária, além dos impactos sociais e econômicos”, acrescenta.

Fonte: ALE/AM