O deputado também comentou o pedido do governador de instalação da conexão de fibra

Na manhã dessa quarta-feira (12), na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Cabo Maciel (PL) destacou a necessidade de melhoria da conectividade à internet e de aprimoramentos da malha aérea no Estado do Amazonas.

O parlamentar destacou esses temas a partir da agenda do governador Wilson Lima (UB) em Brasília, onde tratou desses temas em reunião com representantes da Agência Nacional de telecomunicações (Anatel) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Cabo Maciel considera a melhoria da conectividade estratégica para o interior do Amazonas. “O governador esteve na Anatel e solicitou um projeto para implantação de internet de qualidade para 100 escolas, tanto na capital como no interior. Somos referência no ensino mediado tecnologicamente, com o Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), da Secretaria de Educação, temos um Estado geograficamente gigante e muitos problemas de internet e telefonia. O pedido do governador vai atingir 23 mil estudantes e o fortalecimento disso no interior é um ganho muito positivo para nossa população”, afirmou.

O deputado também comentou o pedido do governador de instalação da conexão de fibra ótica até Tabatinga (distante 1.108 km de Manaus em linha reta) e a melhoria do sinal de 5G no interior. “A internet 5G tem uma realidade instalada em que as empresas de telefonia não conseguem suprir, na capital nós já temos dificuldade, quando você pega a região do Solimões, do Purus, do Juruá, você fica isolado, sem comunicação. Então o governador também pediu esse reforço para o município de tabatinga”, ressaltou.

Aviação

Cabo Maciel também repercutiu a questão da demanda apresentada pelo governador para Anac. “Ainda temos passagens muito caras e um número de voos muito reduzidos para o interior. O pedido veio em conformidade com essa necessidade, mas também para fortalecer o Festival Folclórico de Parintins, que é muito importante para a população que consegue renda durante o festival, com um número de voos maiores”, avaliou.

Fonte: ALE/AM