Agência antecipa novidades do watch, relógio da marca do iPhone. Projeto Quartz vai integrar IA em programas personalizados por usuário, com roteiro de exercícios e alimentação

A Apple está desenvolvido um serviço de coaching de saúde com inteligência artificial e uma nova tecnologia para rastrear emoções, em sua mais recente investida para ampliar as vendas de seus gadgets com com soluções voltadas para a vida saudável e o bem-estar.

O novo serviço de coaching - que, por estar sendo desenvolvido sob os cuidados do sigilo industrial, recebeu o codinome de Quartz - terá como finalidade manter os usuários motivados a se exercitar, melhorar os hábitos alimentares e ajudá-los a dormir melhor, segundo fontes com conhecimento do projeto.

A ideia é usar IA e dados de um Apple Watch para dar sugestões e criar programas de coaching sob medida para cada usuário, disseram as pessoas, que pediram para não serem identificadas porque o projeto Quartz ainda está em fase de desenvolvimento.

A mudança faz parte de um esforço mais amplo da empresa em focar em saúde, cujos serviços associados passaram a ser essenciais nos dispositivos da marca, especialmente o Apple Watch. Seus esforços mais recentes também incluem uma expansão do aplicativo de saúde para o iPad e recursos que podem ajudar usuários com problemas de visão.

Uma porta-voz da Apple se recusou a comentar sobre os planos da fabricante do iPhone, que tem sede em Cupertino, Califórnia.

A iniciativa Quartz é uma reminiscência do LumiHealth, um serviço de bem-estar e coaching que a Apple lançou em parceria com o governo de Cingapura em 2020. Uma diferença é que o programa com sede em Cingapura poderia pagar prêmios monetários aos usuários que permanecessem saudáveis, enquanto o novo programa interno da Apple terá uma assinatura mensal - como muitas de suas outras ofertas digitais. Também será seu próprio aplicativo.

O lançamento do novo serviço está planejado para o próximo ano, mas pode ser cancelado ou adiado. O projeto está sendo conduzido por vários grupos da Apple, incluindo suas equipes de saúde, Siri e inteligência artificial, bem como sua divisão de serviços.

Rastreando emoções

As ferramentas para rastrear emoções e gerenciar problemas de visão, como miopia, serão adicionadas ao aplicativo de saúde este ano. A versão inicial do rastreador de emoções permitirá que os usuários registrem seu humor, respondam a perguntas sobre o dia e comparem os resultados ao longo do tempo.

Mas, no futuro, a Apple espera que o iPhone possa usar algoritmos para determinar o humor do usuário por meio de sua fala, quais palavras ele digitou e outros dados em seus dispositivos.

A curto prazo, a Apple planeja lançar pela primeira vez uma versão para iPad do aplicativo de saúde do iPhone. A mudança, que permitirá aos usuários ver os resultados de seu eletrocardiograma e outros dados de saúde em um formato maior, está prevista para ser incluída como parte do iPadOS 17 ainda este ano.

A esperança é que uma versão para iPad aumente a popularidade do aplicativo em ambientes de saúde, como clínicas, hospitais e consultórios, onde os tablets já chegaram a ser usados. O aplicativo é fundamental para os projetos de saúde da empresa, servindo como um repositório de dados de condicionamento físico coletados pelo Apple Watch e registros de saúde externos. Ele também serve como um portal para os usuários compartilharem informações com seus médicos.

A Apple pretende revelar o novo aplicativo para iPad e as ferramentas para gerenciar emoção e visão em junho, em sua conferência anual de desenvolvedores mundiais. Mas o serviço de coaching, passo mais significativo, não será anunciado este ano, segundo as fontes.

O próximo óculos de realidade mista da empresa, previsto para ser lançado em junho, também atuará na estratégia de saúde e bem-estar. Um recurso permitirá que os usuários meditem enquanto usam o dispositivo, e uma versão otimizada do serviço de exercícios Fitness+ da Apple está em andamento.

Os projetos voltados para saúde da empresa começaram publicamente em 2014 com o lançamento de um aplicativo e se expandiram rapidamente com o Apple Watch um ano depois. A estratégia de saúde tornou-se essencial para a empresa, e a Apple adicionou novos recursos para fazer eletrocardiogramas, analisar fibrilação atrial, detecção de queda e rastreamento do sono. O trabalho se tornou um grande ponto de venda para seu smartwatch.

Diário de atividades e monitoramento da pressão arterial

Os recursos de rastreamento de humor e emoção são separados de um novo aplicativo de atividades rotineiras, um espécie de diário, que a Apple está planejando ainda para este ano. No entanto, esse aplicativo não deve ser um recurso de saúde e é improvável que a Apple o posicione como tal, dizem as fontes.

Em vez disso, será uma extensão do serviço Find My da empresa e outros recursos de localização. Nasce do desejo de adicionar mais elementos de redes sociais a essas funções. Assim, os usuários podem usar o aplicativo para, digamos, escrever um diário sobre sua caminhada para o trabalho.

A Apple está planejando ainda uma forma básica de monitoramento da pressão arterial para seu relógio nos próximos anos. O recurso provavelmente não mostrará números diastólicos e sistólicos exatos, mas informará ao usuário do Apple Watch se ele tiver hipertensão. O usuário seria então direcionado a experimentar um monitor de pressão arterial convencional ou consultar um médico.

Uma equipe secreta da Apple, apelidada de Exploratory Design GroupA , também está trabalhando no monitoramento não invasivo de glicose. A tecnologia, que faria uma leitura de açúcar no sangue usando sensores em vez de uma picada no dedo, está em desenvolvimento há mais de uma década, e a empresa fez avanços recentes. 

Agora, está trabalhando para reduzir o sistema a um dispositivo do tamanho de um iPhone. A empresa pretende eventualmente tornar a tecnologia ainda menor, encaixando o sensor em um futuro Apple Watch.


Fonte: O GLOBO