Válida no território nacional, a carteira Ciptea garante à comunidade autista do Amazonas o atendimento prioritário

O Governo do Amazonas emite Carteira de Identificação para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea) válida para todo o Brasil. Saiba como solicitar o documento.

No Amazonas, a emissão do documento é feita pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) Desde 2021, a pasta entregou mais de 2.620 carteiras.

Válida no território nacional, a carteira Ciptea garante à comunidade autista do Amazonas o atendimento prioritário em todos os segmentos dos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

A titular da Sejusc, Jussara Pedrosa, explicou que a carteira garante os direitos dos autistas. "No dia a dia, muitas pessoas não conseguem perceber uma Pessoa com Deficiência se não for física ou explícita. No caso do TEA, é similar. Por isso, auxiliamos com a emissão do Ciptea, pois assim as pessoas possuem um documento de identificação oficial, válido para todo o país, e garantem seus direitos", disse a secretária.

Como emitir a carteira

Para solicitar a Ciptea, é necessário baixar o aplicativo Sasi, disponível para os sistemas Android e IOS.

Após baixar o app, o usuário precisa inserir o código “SPCDAM” e preencher o cadastro.

É preciso ter uma foto 3x4 atual, (RG), CPF, comprovante de residência, descrições do médico que acompanha a PcD pelo sistema do SUS, laudo médico, com a Classificação Internacional de Doenças (CID) e preencher o tipo sanguíneo.

Já os responsáveis pelo PcD, precisam informar apenas o RG, CPF, e-mail e telefone.

Se o cadastro for aprovado, o usuário recebe uma mensagem pelo aplicativo para ir até a sede da SePcD, localizada na Rua Salvador, 456, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus. No local, será feita a coleta digital ou assinatura para a carteira.

A carteira tem um prazo de, no mínimo, 15 dias para ser emitida. A entrega ocorre na sede da SePcD.

Fonte: G1/AM