Jair Bolsonaro não esconde de interlocutores sua extrema irritação com o ex-ministro Bento Albuquerque.

O ex-presidente coloca na conta do ex-chefe da pasta de Minas e Energia o inferno astral que vive por causa dos escândalo das joias da Arábia Saudita. Ambos já prestaram depoimentos no inquérito da Polícia Federal que apura o caso.

Bolsonaro repete que Albuquerque “não andou com as coisas” e diz que era função dele “ter resolvido” a questão do presente enviado pelo regime da Arábia Saudita.

Um conjunto com colar e itens de diamantes avaliado em R$ 16,5 milhões dado como presente pelo regime saudita para a comitiva de Bento Albuquerque foi retido pela Receita Federal em 2021, como revelou o jornal "Estado de S. Paulo".

Na ocasião, um auxiliar do ex-ministro tentou passar com as joias sem declará-las, como exige a lei. O então ministro tentou liberar as peças e disse que a destinatária seria Michelle Bolsonaro, mas os funcionários do fisco não cederam à carteirada.

Bolsonaro diz abertamente a interlocutores que, se Albuquerque tivesse conseguido liberar as peças, ele não teria que ter se mobilizado diretamente para reavê-las. Por ordem do então presidente seu ajudante de ordens, o coronel Mauro Cid, assinou o ofício no qual determinou que um funcionário do gabinete presidencial tentasse pegar o conjunto. A investida não teve sucesso.

Por meio da pasta de Minas e Energia, Albuquerque também tentou liberar as peças até deixar o governo, em maio de 2022.


Fonte: O GLOBO