Projeto em homenagem ao Dia da Mulher, que ocorre nesta quarta-feira, já havia sido sancionado pelo prefeito da cidade e seria instituído ainda este mês

A vereadora e presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, Yanny Brenna (PL), iria implementar nos próximos dias uma Procuradoria Especial da Mulher na Casa Legislativa. A medida seria uma homenagem ao Dia da Mulher, que ocorre nesta quarta-feira — exatos cinco dias após Yanny ter sido encontrada morta ao lado do corpo do namorado, Rickson Pinto. 

A principal hipótese da Polícia Civil é que a vereadora tenha sido vítima de feminicídio, e Rickson, que possuía antecedentes por posse ilegal de arma de fogo, tenha cometido suicídio logo em seguida. Segundo os investigadores, havia cordas onde os corpos estavam, e o casal estaria de mãos dadas.

A jovem que faria 27 anos nesta sexta-feira tinha como principal objetivo político tornar a Câmara um espaço mais amigável para as representantes mulheres. O projeto da vereadora, que já havia sido sancionado pelo prefeito Glêdson Bezerra, tinha como finalidade acompanhar a execução de programas municipais ligados a promoção da igualdade de gênero e outras medidas contrárias à discriminação feminina.

A Procuradoria Especial da Mulher tinha como intuito aumentar a participação legislativa das vereadoras, junto à mesa diretora da Casa. Por este motivo, a cada dois anos, três procuradas-adjuntas seriam nomeadas, obedecendo o princípio da proporcionalidade partidária.

Yanny cumpria seu primeiro mandato enquanto vereadora. Em 2020, ela foi a segunda candidata mais votada do município, com 3.956 votos. Sua campanha foi articulada, principalmente, por seu irmão, o deputado federal Yury do Paredão.

Em novembro do ano passado, a vereadora foi eleita como presidente da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, cargo que ocuparia até 2024. Ela foi a segunda mulher a estar nessa posição no Poder Legislativo da cidade, a maior do interior do Ceará.

Forte comoção

Sob forte comoção de familiares e amigos, Yanny Brena foi enterrada na manhã do último sábado. Houve uma celebração religiosa e por volta das 11h Yanne foi sepultada no Cemitério Parque Anjo da Guarda, na mesma cidade. Durante o enterro foram jogadas pétalas de rosas de um helicóptero.

O seu irmão, Yury do Paredão, voltou de Brasília para acompanhar a despedida. O casal era muito ativo nas redes. Em sua última publicação, Rickson escreveu: "você tem o coração bom, não deixe que o mundo estrague isso". A frase estava em um stories e não oferecia contexto.


Fonte: O GLOBO