As ações envolvem aulão e danças, serviço de embelezamento, roda de conversa sobre o tema, lanche e distribuição de brindes, além de palestras

A Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), por intermédio dos Centros Estaduais de Convivência da Família (CECFs) e do Idoso (Ceci), está realizando várias ações em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, neste 8 de março.

Mantidos pelo Governo do Amazonas, sob o comando da Seas, esses sete equipamentos públicos trabalham no sentido de propiciar às famílias e aos idosos uma política de Proteção Social Básica visando o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários nos locais onde estão situados.

As ações realizadas nos CECFs, pela celebração do Dia Internacional da Mulher, envolvem aulão e danças de ritmos diversos, aula demonstrativa de defesa pessoal, oficina de fuxico e de confecção de chaveiro, serviço de embelezamento, roda de conversa sobre o tema, lanche e distribuição de brindes, além de palestras sobre empreendedorismo feminino, “Mulheres Empoderadas”, Bazar das Mulheres Empreendedoras. Vai haver também Ação Social com a emissão da primeira e segunda via da Carteira de Identidade (RG), realização de testes rápidos, preventivo e muito mais.

A celebração da data em homenagem ao sexo feminino, teve origem no movimento operário, em 1908, e se tornou um evento anual reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). O movimento contou com a participação de 15 mil mulheres que marcharam pela cidade de Nova York exigindo a redução das jornadas de trabalho, salários melhores e direito ao voto.
Veja a programação dos Centros de Convivência em Março/2023

Centro de Convivência da Família 31 de Março – Japiim

08/03 – Dia da Mulher, ação de embelezamento, música, roda de conversa, lanche e distribuição de brindes, das 9h às 12h, na quadra e hall do centro.

10 e 13 de Março – Oficina em tela de auto identificação retratada na arte, das 9h às 10, no hall do centro.

17/03 – Aulão de ritmos, com danças de ritmos diversos, das 7h30 às 8h30

24/03 – Palestra sobre Empreendedorismo da Mulher, das 9h às 10h, no hall do centro.

31/03 – Vai ser realizado o 1° Circuito de Corrida de Rua do Mais Vida, atividade externa, na Lagoa do Japiim, das 7h às 11h.

Centro de Convivência Familiar Teonízia Lobo – Mutirão

07/03 – Como parte das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, vai haver um Café da Manhã e uma palestra abordando o tema: Defesa Pessoal, com a educadora física Regina Moura, às 8h, no auditório do centro.

08/03 – Dando prosseguimento às comemorações, será realizada uma palestra sobre o tema com a assistente social Márcia Brasil, no auditório do centro, seguido de uma Ação de Embelezamento. A programação inicia às 8h.

31/03 – Ação social em alusão ao mês das mulheres, com a emissão da primeira e segunda via da Carteira de Identidade (RG); realização de testes rápidos, preventivo e serviço de embelezamento, a partir das 9h.

Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola – Cidade Nova

08/03 – Em homenagem ao Dia da Mulher, será realizada Palestra Comportamental com temas contemporâneos ligados ao cotidiano da Mulher, às 9h, no Cine Teatro do Centro. No mesmo dia, às 10h30, haverá uma aula demonstrativa de defesa pessoal, no mesmo local. Às 11h, haverá sorteio de brindes.

Na parte da tarde, haverá uma oficina de fuxico e confecção de chaveiro. Às 17h, haverá Aulão de Ritmos no hall do centro, seguido de aula demonstrativa de defesa pessoal.

08 e 09/03, às 14h, haverá oficina de fuxico e confecção de chaveiro.

Centro de Convivência Família André Araújo – Raiz

08/03 – Passeio para o Sítio Bom Futuro, em homenagem ao Dia Delas, com atividades recreativas: Ensaio fotográfico, pilates, ritmos, alongamento, circuito e almoço compartilhado, das 8h às 14h.

14/03 – Palestra sobre os critérios para obtenção do Crédito Rosa, das 9h às 14h, na sala de informática.

15/03 – Aulão de Ritmos com o tema “Viva às Mulheres”, em alusão ao sexo feminino, das 9h às 11h.

17/03 – Oficina de Pintura em Tecido, das 9h às 10h, na sala multiuso.

24/03 – Bazar das Mulheres Empreendedoras, com exposição de produtos, apresentação de ritmos e comidas típicas, das 9h às 15h, na quadra do centro.

31/03 – “Baile das Mulheres que Inspiram”, das 18h às 22h, na quadra do centro.

Centro Estadual de Convivência Maria de Miranda Leão – Alvorada

10/03 – Aulão de ritmos das maravilhosas, com desfile e lanche compartilhado, às 9h, no salão multiuso.

23/03 – Passeio em alusão ao Dia Internacional da Mulher, Passeio para o Ateliê Claudio Andrade, seguido de um piquenique, das 13h às 16h.

Centro de Convivência Família Magdalena Arce Daou – Santo Antonio

08/03 – Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Magdalena vai promover a semana da mulher. A Faar vai promover uma palestra sobre Saúde da Mulher; o Cetam vai fazer esmaltação, sobrancelhas, tranças e penteados. O Mais Vida e o Psicossocial da Seas vão realizar Dinâmica Autoestima. Essa programação vai acontecer das 8h30 às 11h.

No mesmo dia, das 14h às 17h, vai haver uma programação cultural denominada Encontro das Flores, com atividade dançante, desfile e bingo, em alusão às mulheres.

13/08 – Palestra sobre os Serviços da Rede de Atendimento e Enfrentamento a Violência Doméstica e Familiar, das 8h15 às 9h. Na parte da tarde, das 14h30 às 15h30, Palestras sobre os serviços realizados pela Ronda Maria da Penha; visita solidária e acompanhamento de medidas protetivas.

29/03 – Palestra de Autocuidado com a terceira melhor palestrante nacional da Febracis Coach e psicóloga Nizandra Moreira, das 8h30 às 10h30.

Centro de Convivência do Idoso (Ceci) – Aparecida

08/03 – Manhã de embelezamento para as usuárias do Ceci em alusão ao Dia Internacional da Mulher com corte de cabelo, esmaltação, tranças e penteados. Fotos no Painel Temático, vacinação e testes rápidos, a partir das 9h, na praça central. Paralelamente vai haver palestra em Alusão ao Março Lilás, com sorteio e exames preventivos.

10/03 – Tarde cultural com baile de flores em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, com apresentação de banda, Feira do Empreendedorismo e desfile representando mulheres urbanas, mulher rural, mulher profissional, mulher do lar, entre outras. Início da feira, das 14h às 18h, seguido do baile

14 e 15/03 – Ação de Cidadania, realização da Ação Social promovida pela Semasc, com atendimento no ônibus itinerante, com atendimento psicossocial e Cadastro Único.

17/03 – Palestra com empreendedores sobre Crédito Rosa com a equipe da Seas, às 9h, na Praça central do Ceci.

Fonte: Agência Amazonas