Reforço da Força Nacional nas ruas não tem coibido ações criminosas de facção que dá ordens de dentro da cadeia

O terror voltou às ruas de cidades do Rio Grande do Norte pela quarta madrugada seguida, nesta sexta-feira (17). Apesar do reforço na segurança, com efetivo de mais de 100 homens da Força Nacional, e operações realizadas contra a facção que ordena os ataques, o esforço tem se mostrado insuficiente para conter a ação dos criminosos. 

Na cidade de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, a sede da Secretaria Municipal de Saúde foi parcialmente incendiada e muitos medicamentos foram destruídos no depósito da unidade.

Em nota, a prefeitura lamenta o ataque: "um incêndio intencional que comprometeu a sua estrutura e o estoque de medicamentos. A Guarda Municipal identificou a ação de imediato e contatou o Corpo de Bombeiros, que também agiu com celeridade, impedindo danos ainda maiores. Felizmente não houve feridos", diz o município.

"A prefeitura informa que vai solicitar novo reforço policial ao Governo do Estado e que já iniciou a tomada de medidas para garantir o funcionamento da Secretaria e o atendimento de saúde à população".

Criminosos também atearam fogo no Parque da Cidade, em Natal, e as chamas precisaram ser contidas pelo Corpo de Bombeiros durante a madrugada. Houve ainda registro de ataques a bases policiais.

Ao todo, desde a madrugada da última terça-feira (14), a Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed-RN) afirma que já foram detidos em ações integradas 73 suspeitos de envolvimento nos ataques, sendo dois deles adolescentes, dez foragidos recapturados, além de dois homens que estavam em regime aberto com tornozeleiras eletrônicas. 

No período, policiais já retiraram das mãos de criminosos 20 armas de fogo, 62 explosivos, além de 22 galões de gasolina usados para incendiar ônibus, espaços e órgãos públicos.


Fonte: O GLOBO