O mesmo grupo levou uma adolescente de 15 anos para passar 30 dias em uma região de garimpo. A adolescente foi resgatada e relatou fazer até 16 programas por noite

A Polícia Federal realiza, neste sábado, operação contra uma organização criminosa que recrutava adolescentes e mulheres Ianomâmis para prostituição em garimpos ilegais. São cumpridos mandados de prisão e busca e apreensão contra quatro suspeitos em Boa Vista, Roraima.

O mesmo grupo levou uma adolescente de 15 anos para passar 30 dias em uma região de garimpo. A adolescente foi resgatada pela PF na última terça-feira e relatou fazer até 16 programas por noite.

Os aliciadores contatavam as jovens por perfis falsos nas redes sociais, com a oferta de trabalho no garimpo em diversas áreas e ganhos irreais. Segundo a PF, após serem convencidas, as mulheres eram buscadas na terra indígena por um motorista e conduzidas até uma pista clandestina para embarcarem em um avião, que as transportava até a área.

Todo o sustento das vítimas, desde alimentação até a moradia, era cobrado pelos aliciadores, e elas eram proibidas de sair enquanto não quitassem a dívida.

“Em condições de extrema precariedade, as vítimas eram informadas e cobradas pelos custos do transporte, que custaria até R$ 10 mil, gerando, a partir daí, uma dívida inicial com os gerentes do grupo criminoso”, relata a PF em nota.

A corporação conseguiu identificar os envolvidos na logística e na operacionalização da exploração sexual. Os principais alvos da operação são duas irmãs e o marido de uma delas. Eles têm relação direta com o esquema criminoso.


Fonte: O GLOBO