De acordo com a PF, a operação acontece além do Amazonas, no Acre, Santa Catarina e São Paulo

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (16), a operação Fata Morgana no Amazonas. Os policiais cumprem mandados com o objetivo de investigar uma suposta organização criminosa suspeita de fraude em licitação ou contrato no Acre.

De acordo com a PF, a operação acontece além do Amazonas e Acre, em Santa Catarina e São Paulo. A ação cumpre 19 mandados de busca e apreensão, 12 mandados de suspensão do direito de participar de licitações e de firmar contratos com órgãos públicos e três suspensões do exercício da função pública.

A investigação foi iniciada a partir de Nota Técnica da Controladoria Geral da União (CGU), que apontou diversas irregularidades relativas a contratos, entre o Departamento de Estradas de Rodagens do Acre, a Secretaria de Estado de Infraestutura (Seinfra) e um consórcio de empresas de engenharia.

Os danos foram estimados em mais de R$ 5 milhões, que deverão ser objeto de ressarcimento.

Os investigados poderão responder judicialmente pelos crimes de associação a organização criminosa, fraude em licitação ou contrato e falsidade ideológica, entre outros delitos, cujas penas somadas podem ultrapassar 21 anos de prisão.

Fata Morgana

O efeito de Fata Morgana, do italiano fata Morgana, em referência à fictícia feiticeira (Fada Morgana) meia-irmã do Rei Artur que, segundo a lenda, era uma fada que conseguia mudar de aparência, é um efeito óptico (Princípio de Fermat).

Trata-se de uma miragem que se deve a uma inversão térmica, fazendo-se alusão aos ramais objeto de licitação que receberam milhões de reais em investimento no Acre.

Fonte: G1/AM