Portaria determina que a emergência ambiental foi assinada na sexta-feira (2), mas só foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (6), e vai entrar em vigor no dia 14 de março

Porto Velho, RO - A ministra do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, Marina Silva, declarou estado de emergência ambiental em quatro mesorregiões do Amazonas, por conta de riscos de queimadas.

A portaria determina que a emergência ambiental foi assinada na sexta-feira (2), mas só foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (6), e vai entrar em vigor no dia 14 de março.

A medida vai vigorar nas mesorregiões do estado em períodos diferentes. No Sudoeste e Sul do Amazonas, o estado de emergência vai vigorar entre os meses de abril a novembro.

Os municípios que estão na mesorregião Sul são: Manicoré, Humaitá, Lábrea, Borba, Boca do Acre, Novo Aripuanã, Apuí e Pauini, Tapauá e Canutama. A área é a que mais reúne focos de calor durante o período do verão amazônico, entre os meses de julho a setembro.

A mesorregião Sudoeste do estado compreende as cidades de: Tabatinga, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Eirunepé, Ipixuna, Carauari, Santo Antônio do Içá, Envira, Atalaia do Norte, Tonantins, Fonte Boa, Guajará, Juruá, Jutaí, Amaturá e Itamarati.

Já entre os meses de maio a dezembro, a situação vai perdurar nos municípios das messorregiões Central e Norte do estado.

Esse grupo também reúne diversos municípios, entre eles, a capital Manaus e municípios da Região Metropolitana, como Itacoatiara, Manacapuru, Iranduba, Autazes, Careiro, além de Parintins, Novo Airão, São Gabriel da Cachoeira, dentre outros.

Fonte: G1/AM