Garoto de 14 anos, e garota, de 15, estão internados na enfermaria do Hospital da Restauração, em Recife, e têm estado de saúde estável, diz o boletim desta terça-feira

O garoto de 14 anos mordido por um tubarão no domingo (5) — que acabou tendo a perna direita amputada — e a garota de 15 anos, também vítima de um ataque na mesma praia em Jaboatão dos Guararapes (PE) nesta segunda-feira (6) — que perdeu parte do braço esquerdo — estão se recuperando no Hospital da Restauração, em Recife. Ambos estão internados na enfermaria e têm estado de saúde estável, de acordo com o boletim médico desta terça-feira (7).

"O Hospital da Restauração informa que os dois adolescentes – vítimas de incidentes com tubarão – seguem internados com quadro de saúde estável. A adolescente de 15 anos, que deu entrada no HR ontem (6), já está se recuperando na Enfermaria, assim como o rapaz de 14 anos, que chegou ao hospital no último domingo (5). Os dois pacientes estão acompanhados por parentes e sendo assistidos por equipe multiprofissional", diz o comunicado da unidade de saúde.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o momento em que a jovem foi ajudada por um grupo de pessoas até a chegada da equipe de emergência. O ponto onde ela foi mordida por tubarão é localizado a cerca de um quilômetro de onde houve o ataque no domingo.

Em Olinda, também no Grande Recife, houve o caso de um surfista mordido na perna por um tubarão em 20 de fevereiro. Ele recebeu alta após passar 10 dias no Hospital da Restauração.

Banhista insiste em entrar no mar minutos após ataque de tubarão

Pouco depois que a garota foi alvo de um tubarão, um homem insistiu em entrar no mar e precisou ser retirado da água pelos bombeiros. O momento em que o banhista foi resgatado pelos oficiais foi registrado em vídeo pelo biólogo André Maia, que divulgou as imagens em seu perfil no Instagram.

Enquanto gravava as imagens, André narrou o acontecimento e aproveitou para ressaltar a importância de não tomar banho de mar naquela região devido à costumeira presença dos animais perigosos.

— Pois é, olha só o que acontece. Minutos após o ataque de tubarão numa menina hoje [segunda-feira, 6], esse cidadão entrando no mar, precisando o Corpo de Bombeiro ir retirá-lo de lá para poder salvar a vida dele. Lembrando que o Corpo de Bombeiros coloca sua própria vida em risco. Cara, meus parabéns ao Corpo de Bombeiros — diz André no vídeo.

Em seguida, o biólogo destaca que aquela parte do litoral pernambucano é propícia a atrair tubarões. Ele então lista alguns facilitadores para tal, como presença de água muito turva, proximidade entre e canal onde estes animais nadam e a orla da praia, e impactos ambientais na região.

— Ainda tem essas pessoas, que eu não sei o que têm na cabeça, e colocam em risco a sua própria vida e a de outras pessoas — acrescentou.

Comitê Estadual de Incidente por Tubarão

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), anunciou nesta segunda-feira que o Comitê Estadual de Incidente por Tubarão vai retornar, desta vez sendo vinculado à Secretaria de Meio Ambiente.

"Este é um trabalho que requer ação coordenada. Por isso, vou me reunir nesta terça-feira com os prefeitos da Região Metropolitana, especialmente Jaboatão, Olinda e Recife, para que, juntos, possamos agir de maneira articulada para prevenir os incidentes nas nossas praias. Vamos juntos!", afirmou em postagem no Twitter.

Raquel também foi ao Hospital da Restauração visitar as famílias dos adolescentes atacados por tubarão nos últimos dias, explicando que visa a "garantir que elas estejam recebendo toda a assistência necessária nesse momento difícil".


Fonte: O GLOBO