O deputado estadual João Luiz (Republicanos) afirmou nesta quinta-feira (30), durante Cessão de Tempo aos representantes do Instituto de Autismo do Amazonas (IAAM) e da Associação Amigos do Autismo (AMA), para tratar sobre o Dia do Autismo, que vai fazer um indicativo para a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC-AM), para que professores, gestores e diretores façam um curso de aperfeiçoamento relacionado ao atendimento de pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“O objetivo é que os educadores possam ajudar no diagnóstico precoce. Esse curso vai ajudar a criança, o responsável e a sociedade. Essa Cessão de Tempo é muito importante para que nós tenhamos entendimento sobre o assunto. Precisamos atuar em rede e fazer uma corrente de ajuda para os autistas”, disse o deputado João Luiz.

A Cessão de Tempo na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) foi proposta pela deputada estadual Dra. Mayara (Republicanos).

O parlamentar também relembrou que é autor da Lei Nº 5.105/2020, que prevê anualmente, no mês de abril, a Campanha Transtorno do Espectro Autismo é o Amor (TEAMO).

O republicano destacou a indicação que fez ao Governo do Amazonas para a implantação de um Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic+) para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além da inclusão de atendimento aos autistas em policlínica de Manaus e da Tarifa Social de Energia em residências com pessoas com TEA.

Em 2022, o deputado João Luiz realizou no ano passado uma Cessão de Tempo na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em alusão ao Abril Azul, para exigir políticas públicas para a classe.

Fonte: ALE/AM