Conhecido por posar com carros de luxo, Marcus Vinícius Borges foi socorrido e levado para o hospital, onde passou por uma cirurgia

Conhecido nas redes sociais pelo estilo 'ostentação', o advogado Marcus Vinícius Borges foi baleado nesta quinta-feira por um falso cliente, em Sinop, no Mato Grosso. O suspeito entrou no escritório armado e atirou após brigar com o pai da vítima, que também estava no local. A bala transfixou o tórax do advogado, que precisou passar por cirurgia e está internado, em observação.

A tentativa de homicídio aconteceu por volta das 17h desta quinta-feira. Borges estava dentro de seu escritório em uma chamada de vídeo quando um cliente chegou e pediu para entrar. Como estava em uma conversa, este cliente teve de esperar na antessala. No momento em que foi autorizado o acesso, um segundo suspeito apareceu com uma arma em punho.

Assim que viu o homem armado, o pai da vítima reagiu. Os dois entraram em luta corporal e, em seguida, foram ouvidos tiros dentro do escritório. Borges também brigou durante a ação. O advogado lutou com o primeiro suspeito, que portava um revólver.

Os suspeitos fugiram do local após o advogado ser baleado. A vítima foi socorrida por seu pai e levada em carro particular para um hospital da cidade. Uma equipe de investigação da Divisão de Homicídios, da Delegacia da Polícia Civil de Sinop, foi à unidade de saúde.

"A equipe de investigação foi recebida pelo pai da vítima e o médico plantonista informou que o advogado sofreu um ferimento que transfixou, sendo necessária cirurgia, contudo, a vítima não corria risco de morte", informou a Polícia Civil.

O médico Douglas Yanai, responsável pelo atendimento do advogado, disse aos jornalistas na noite de quinta-feira que a vítima apresentava quadro estável e, naquele momento, sem necessidade de UTI.

— Ele foi ferido por arma de fogo, ele tem um ferimento de entrada e saída no tórax direito alto. Foi dado o primeiro atendimento, e neste momento ele se encontra estável e em observação. Ele vai permanecer as próximas horas em observação até que a gente possa definir melhor o quadro dele. Neste momento ele está estável — disse Yanai.

Marcus Vinícius Borges ficou conhecido por ostentar uma série de bens em suas redes sociais, como carros de luxo, relógios e itens de ouro. Recentemente, ele ganhou notoriedade ao defender Edgar Ricardo de Olivera, um dos envolvidos na chacina em um bar de sinuca no município de Sinop, que terminou com sete mortos.

Nas redes sociais, ele faz questão de compartilhar todas as publicações nas quais é citado, independentemente de o conteúdo tratar, até mesmo, de uma eventual crítica ao seu trabalho. Os casos em que Borges atua, e dos quais compartilhou o "êxito" da defesa, vão de acusações de estupro a homicídio.

O estilo 'ostentação' rendeu ao advogado um processo disciplinar na Ordem dos Advogados do Brasil.

Segundo Jorge Jaudy, presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-MT, foram tomadas "providências pertinentes no âmbito ético-disciplinar, cuja tramitação se dá em sigilo, nos termos do Art. 72 § 2º do Estatuto da Advocacia". Na nota que confirmou o procedimento, a entidade afirma que "permite que o marketing jurídico seja exercido de forma compatível com os preceitos éticos, respeitadas as limitações impostas pelo Estatuto da Advocacia, Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina".


Fonte: O GLOBO